Dissertação

{pt_PT=Management and electric drive energy monitoring for the competition motorcycle IST Motostudent- "TLMoto"} {} EVALUATED

{pt=O objetivo deste trabalho é dimensionar, implementar e testar o sistema elétrico e de propulsão para o protótipo de mota elétrica TLM02e desenvolvido pela equipa TLMoto. O sistema elétrico do TLM02e é composto de um acumulador de energia elétrica eleito para ser baterias de lítio, um motor síncrono de ímãs permanentes, controlador do motor e todos os componentes eletrônicos adicionais, tais como o sistema de gerenciamento de bateria (BMS), centralina (ECU), sistema de carregamento etc. Tendo em conta os regulamentos da competição e ambiente hostil para a eletrônica encontrados em qualquer veículo elétrico, este dimensionamento teve de ser cuidadosamente pensado para estar em conformidade com as restrições regulamentares, bem como ser fiável, seguro, eficiente e resistente a vibrações, temperatura, líquido e ruído eletromagnético (EMI). Contando com os limites monetários e o fato de se ter enfatizado mais fiabilidade do que a complexidade, algumas ideias como caixa de velocidades ou supercondensadores foram eliminadas de consideração. No fim o sistema foi testado numa banca de ensaios, espera-se que seja montado na mota TLM02e e que tenha bons resultados na competição MotoStudent., en=The aim of this thesis is to dimension, implement and test the electrical and propulsion system for the electric racing motorcycle prototype, TLM02e, developed by TLMoto team. TLM02e’s electrical system is made up of an electric energy accumulator elected to be lithium batteries, a permanent magnet synchronous motor, motor controller and all of the additional electronics such as battery management system (BMS), electronic control unit (ECU), charging system etc. Given the competition’s regulations and hostile environment for electronics found in any electric vehicle, this design had to be carefully thought to conform to regulatory restrictions as well as being reliable, safe, efficient and resistant to vibrations, temperature, liquid and electromagnetic interference (EMI). Taking into account monetary limits and emphasizing more reliability over complexity, some ideas such as gearbox or supercapacitors were eliminated from consideration. In the end the system was tested in a test bench and is expected to be mounted in TLMoto’s TLM02e electric motorcycle prototype hopefully achieving good results in the MotoStudent competition.}
{pt=Sistemas Automáticos de Medida, Sistemas de gestão de baterias, Veículo elétrico, Mota elétrica, Bateria de lítio, MotoStudent., en=Automatic measurement system, Battery management system, Electric vehicle, Electric motorcycle, Lithium battery, MotoStudent.}

abril 19, 2017, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo José da Costa Branco

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado