Dissertação
{en_GB=Content-Preserving Projections for Omnidirectional Images Rendering} {} EVALUATED
{pt=Uma imagem omnidirecional (ODI) representa todo o campo visual que envolve o ponto de captura da câmera; para efeitos de visualização, uma parte desta imagem esférica é projetada num plano, do que resulta uma imagem 2D designada por viewport. No entanto, a projecção de uma esfera num plano introduz sempre distorções geométricas. Estas distorções tendem a ser mais visíveis, e com maior impacto na QoE, à medida que o ângulo de visão coberto pelo viewport aumenta, o que constitui uma grande limitação para os sistemas de realidade virtual Nesta dissertação foram desenvolvidas duas projeções dependentes do conteúdo, para visualização de ODI. As projecções dependentes do conteúdo analisam o conteúdo da imagem a vizualizar e adaptam os os parâmetros da projecção de acordo com este conteúdo. Adicionalmente, propuseram-se e avaliaram-se várias métricas de distorção geométrica, com o propósito de identificar as mais adequadas para prever a qualidade apercebida pelo utilizador, quando este visualiza um conteúdo distorcido geometricamente. As métricas escolhidas foram incorporadas nas projecções desenvolvidas, permitindo o ajuste automático dos parâmetros da projecção. A partir de um conjunto representativo de ODIs, foram gerados diversos viewports - usando as projeções consideradas e também um conjunto selecionado de projeções de referência (benchmarks) - que foram avaliados subjetivamente. Os resultados mostram que, embora as projeções desenvolvidas nem sempre superem os métodos de referência, obtiveram os melhores resultados para certos tipos de conteúdos de imagem, e claramente superam a projeção rectilinear, que é a mais usada em aplicações de realidade virtual. , en=An omnidirectional image (ODI) represents the whole visual field surrounding the camera capture point; to visualize it on a planar display, a fraction of this spherical image is projected on a plane, resulting in a 2D image known as viewport. However, any sphere to plan projection introduces geometrical distortions. These distortions become more noticeable when the viewport field of view (FoV) increases, which is a major issue for virtual reality applications where the sense of immersion requires large FoVs. In this dissertation, two content-preserving projections for ODI rendering were developed. which Content-preserving projections analyze the content to be rendered and adapt the projection parameters in order to minimize the perceived geometric distortion, providing more pleasant viewports. Furthermore, several geometric distortion metrics were proposed and assessed, in order to identify the most suitable ones to predict the user perceived quality, when he visualizes a geometrically distorted content. The chosen metrics were incorporated on the developed projections, allowing the automatic tuning of the projection parameters. Using a dataset of representative ODIs, several viewports were generated - using the considered projections and also a selected set of benchmark projection methods - and were subjectively evaluated. The results show that although the developed projections do not always outperform the benchmark methods, they achieved the best results for certain types of image contents, and clearly outperform the rectilinear projection, which is the most used projection in VR applications. }
novembro 28, 2019, 17:30
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Maria Paula Dos Santos Queluz Rodrigues
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar