Dissertação

{en_GB=Front Secondary Crash Management System} {} EVALUATED

{pt=Nos últimos 20 anos, mais de 800 mil pessoas morreram nas estradas da União Europeia. Graças ao esforço conjunto de algumas organizações e governos, estes números têm vindo a decrescer devido à criação de regulamentação para a inclusão de sistemas de protecção passiva e activa nos veículos. Consequentemente, este trabalho foi desenvolvido no âmbito da criação de uma estrutura ou várias estruturas que protejam os ocupantes em caso de colisão frontal de forma a serem aplicadas numa plataforma modular que irá albergar várias tipologias de veículos. Assim, para cada caso, foram desenvolvidas as estruturas para a protecção dos ocupantes de forma a respeitar o protocolo de colisão frontal total do Euro NCAP. O processo de desenvolvimento das estruturas baseou-se na parametrização de parte da geometria e uma optimização genética multi objectivo utilizando resultados de análises de elementos finitos, de forma cumprir os pressupostos para o ensaio de teste frontal. Foram analisados quatro tipos de veículos em que foi desenvolvida uma estrutura primária que absorve a energia correspondente `a massa do veículo mais leve e estruturas secundárias que serão adicionadas à primária para que absorvam a energia correspondente à diferença de massa nos veículos mais pesados. As geometrias obtidas cumprem os pressupostos, tendo sido obtida uma boa relação entre o acréscimo de massa nestas estruturas e a absorção de energia durante o impacto. Por outro lado, a inserção da estrutura secundária provou ter efeitos bastantes satisfatórios no comportamento geral durante o acidente., en=Over the past 20 years, more than 800,000 people have died on the roads of the European Union. Thanks to the joint effort of some organizations and governments, these numbers have been decreasing due to the creation of regulations to include passive and active protection systems in vehicles. This way, this work was developed to create a structure or several structures that protect the occupants in case of frontal collision in order to be applied in a modular platform that will carry several types of vehicles. Thus, for each case, the structures were developed to protect the occupants regarding the Euro NCAP frontal full width test protocol. The structural development process was based on some geometric parametrization and a multi-objective genetic optimization was used to find the best solutions from the finite element analyses. Four types of vehicles were considered. For the lighter case, a primary structure was developed to absorb the corresponding energy during the impact. The heavier vehicles have a secondary structure to absorb the energy corresponding to the added weight. The final geometries have proven to fulfil the assumptions, obtaining a good relation between the mass increase in these structures and the energy absorption during the impact. On the other hand, the insertion of the secondary structure proved to have satisfactory effects on the overall behaviour during the crash events.}
{pt=colisão frontal, optimização multi objectivo, Euro NCAP, algoritmo genético, sistema secundário, absorção de choques, en=frontal collision, multi objective optimization, Euro NCAP, genetic algorithm, secondary system, energy absorption}

Novembro 29, 2018, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

Luís Miguel Ouro Colaço

CEIIA

Especialista

ORIENTADOR

André Calado Marta

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar