Dissertação

{en_GB=A Multiplayer Voice-Enabled Game Platform} {} EVALUATED

{pt=Com pessoas idosas a tornarem-se uma porção cada vez maior da população geral, os problemas de saúde mental são cada vez mais comuns. Doenças como a demência que afetam mais a população idosa levam à deterioração gradual de vários processos mentais. Não havendo cura para a demência, existe um grande foco na sua deteção precoce, bem como na estimulação cognitiva que visa atrasar a perda de capacidades cognitivas. No entanto, ainda existem poucas alternativas tecnológicas que permitem a idosos efetuar exercícios de estimulação cognitiva em grupo e que não exijam supervisão. Este trabalho pretende desenvolver um jogo multijogador para ser aplicado no âmbito de estimulação cognitiva. O jogo, baseado no formato de um quiz, serve como plataforma para idosos exercitarem a sua memória de forma mais interativa. A componente multijogador permite que os jogadores compitam entre si, promovendo a interação social que é essencial para a estimulação cognitiva. Este projeto implementa também Tecnologias da Fala e Linguagem, como reconhecimento e síntese da fala, presentes na plataforma VITHEA (Terapeuta Virtual para o tratamento da afasia) que serviu de inspiração para este projeto. A arquitetura e design do jogo desenvolvido tinha como objetivo simular a experiência de participar num concurso televisivo de perguntas e respostas, utilizando inclusive um agente virtual para fazer de apresentador. Em geral, os resultados dos inquéritos de satisfação foram positivos, tendo todos participantes gostado do jogo. A componente multijogador foi particularmente bem recebida, reforçando a ideia de que este tipo de sistema tem potencial. , en=As elder people become an increasingly large portion of the general population, mental health problems are becoming more common. Diseases such as dementia are more common in the elder population, and lead to the gradual deterioration of various mental processes. As there is no cure for dementia, there is a big focus on its early detection, as well as Cognitive Stimulation which aims to delay the loss of cognitive ability. However, there are not yet many technological solutions that allow elders to undergo cognitive stimulation exercises in a group context without supervision. This work aims to develop a multiplayer game to be applied in the context of cognitive stimulation. The game, based on the format of a quiz, serves as a platform for elders to exercise their memory in a more interactive way. The multiplayer component allows players to compete with each other, promoting social interaction which is essential for cognitive stimulation. This project also implements Speech and Language Technologies, such as speech synthesis and recognition, present in the VITHEA platform (Virtual Therapist for Aphasia Treatment) that served as an inspiration for this project. The architecture and design of the game aimed to simulate the experience of participating in a question and answer gameshow, using elements like a virtual agent to act as a gameshow host. Generally, the results of the user satisfaction survey were positive, with all participants enjoying the game. The multiplayer component was particularly well received, reinforcing the idea that this type of system has potential. }
{pt=Estimulação cognitiva, Jogos para idosos, Tecnologia da Fala e Linguagem, Reconhecimento da Fala, Agente Virtual, en=Cognitive Stimulation, Elder games, Speech and Language Technology, Speech Recognition, Virtual Agent}

Novembro 20, 2018, 9:40

Orientação

ORIENTADOR

Alberto Abad Gareta

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Isabel Maria Martins Trancoso

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático