Dissertação

{pt_PT=Cross Domain Within EASA Safety Management Systems Environment} {} EVALUATED

{pt=A aviacao e uma industria com uma componente de safety criıtica e que tem como objetivo a prestacao de um servico. Apesar disto, e impossıvel garantir que se encontre um ambiente, especialmente num sistema com input humano, completamente livre de perigos e riscos. Assim, safety deve ser uma caracterıstica dinamica do sistema, onde os riscos sao constantemente mitigados. Desde que os riscos de seguranca sejam mantidos sob um nıvel apropriado, espera-se que um equilıbrio adequado entre producao e protecao. As organizacoes que implementaram o SMS tem taxas de acidentes significativamente mais baixas pelo que e interessante ver o SMS em acao. O objetivo deste trabalho e determinar o impacto que o SMS tem nas operacoes de aviacao comercial atraves dum caso concreto. Este estudo comeca com a definicao de seguranca e a sua evolucao, bem como sua implementacao. Em seguida, e feita uma revisao dos requisitos do SMS por parte da EASA e e apresentado um caso que envolve diferentes organizacoes. Os resultados mostraram como as organizacoes, ANSP, operadores e autoridades aeroportuarias reconhecem a importancia do SMS e que cada organizacao personaliza os seus SMS para atender as suas necessidades. Alem disso, foram identificadas variacoes entre o modelo SMS da ICAO e os modelos adotados pela EASA. Concluiu-se tambem que as avaliacoes de seguranca serao sempre uma metodologia subjetiva, altamente dependente da experiencia e conhecimento dos analistas., en=Aviation is safe critical industry with the goal of delivering a service. However, it is impossible to guarantee that one finds an environment, specially in a a system with human input, completely free of hazards and risks. Therefore, safety has to be a dynamic characteristic of the system where risks to safety need to be constantly mitigated. Provided safety risks are kept under an appropriate level, the aviation system can be expected to maintain the appropriate balance between production and protection. Organizations that have SMS implemented have significantly lower accident rates. As such it is interesting to see SMS in action. The purpose of this research is to determine the impact of SMS on a commercial aviation operation using a case study. This study starts with the definition of safety and its evolution in aviation as well as its implementation. Then, a review of the status of the SMS with EASA is made and a case study which actively involves different organizations is presented. The results showed how organizations, ANSP, Operators and Airport authorities have indeed recognized the importance of the SMS and that each organization has customized their SMS to fit their needs. Furthermore, variations were identified between the ICAO SMS model and the models adopted by EASA. In addition, it also concluded that, safety assessments will always be a subjective methodology, highly dependent of the expertise of those participating in it.}
{pt=Safety SMS Analise risco, en=Safety SMS Risk assessment}

Julho 13, 2018, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Joel Hencks

AeroEx GmbH

Managing Director

ORIENTADOR

Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar