Dissertação

{pt_PT=Methodology for predicting maritime traffic ship emissions using ais data} {} EVALUATED

{pt=Esta tese tem como objetivo desenvolver uma metodologia para estimar as emissões NOX, SO2, CO2, HC e PM dos navios, utilizando dados do Automatic Identification System. A metodologia inclui métodos de descodificação de mensagens AIS, identificação de tipo de navio com base no terminal visitado e estimativa de emissões de navios baseando-se nas características técnicas e operacionais do navio. A metodologia é implementada numa ferramenta computacional, SEA (Ship Emissions Assessment). Primeiramente, é avaliada a precisão do método de identificação do tipo de navio e, de seguida, a metodologia é validada, comparando as suas previsões com as de duas outras metodologias. A ferramenta é aplicada em três estudos de caso, utilizando dados AIS do tráfego marítimo ao longo da costa portuguesa e no porto de Lisboa pelo período de um mês. O primeiro estudo de caso compara as emissões estimadas de um ferry e de um navio de cruzeiro, com o ferry a emitir muito menos do que o navio de cruzeiro. O segundo estudo de caso estima a distribuição geográfica das emissões no porto de Lisboa, com as zonas de maior concentração de produtos de escape a corresponderem à localização dos terminais. A terceira aplicação foca-se nas emissões de um navio porta-contentores navegando ao largo da costa ocidental portuguesa, diferindo bastante do tráfego portuário, por operar exclusivamente no modo de cruzeiro., en=The aim of this thesis is to develop a methodology to estimate ship emissions of NOX, SO2, CO2, HC and PM using Automatic Identification System data. The methodology includes methods for AIS messages decoding, for ship type identification based on the visited terminal and for ship emission estimation based on the ship technical and operational characteristics. The methodology is implemented in a computational tool, SEA (Ship Emissions Assessment). First, the accuracy of the method for ship type identification is assessed and then the methodology is validated by comparing their predictions with those of two other methodologies. The tool is applied to three case studies, using AIS data of maritime traffic along the Portuguese coast and in the Port of Lisbon for the period of one month. The first case study compares the estimated emissions of a ferry and a cruise ship, with the ferry emitting much less than the cruise ship. The second case study estimates the geographical distribution of emissions in the port of Lisbon, with terminals corresponding to areas of heavier concentration of exhaust products. The third application focuses on the emissions from a container ship sailing off the Portuguese Continental west coast, differing considerably from port traffic since it operates exclusively in cruising mode.}
{pt=Automatic Identification System, Tráfegos Costeiro e Portuário, Emissões de Navios, en=Automatic Identification System, Port and Coastal Marine traffic, Ship Emissions}

Dezembro 4, 2018, 16:0

Orientação

ORIENTADOR

Ângelo Manuel Palos Teixeira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar