Dissertação

{pt_PT=Sistemas de Radar Automóvel Integrados} {} EVALUATED

{pt=A maior parte dos acidentes rodoviários ocorrem devido a erros humanos. Os Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) são sistemas desenvolvidos para minimizar a ocorrência desses erros, garantindo uma condução segura, reduzindo o número de acidentes rodoviários. Um dos principais tipos de ADAS é o radar automóvel, que tem diversas aplicações como, por exemplo, o Cruise Control adaptativo ou prevenção de colisões. Atualmente, existem duas bandas de frequências usadas no radar automóvel, a de 24 GHz e a de 77 GHz. É uma área com um enorme crescimento nos últimos anos, o que levou a uma necessidade de investigar e desenvolver estas tecnologias. Esta dissertação consiste na análise dos diversos aspetos relacionados com o radar automóvel. Numa fase inicial da dissertação será feita uma breve introdução dos ADAS, seguida de uma abordagem aos sistemas de radar, introduzindo diversos conceitos fundamentais no estudo do radar automóvel. Será apresentado um exercício prático considerando um sistema anti colisão de longa distância, utilizando uma antena instalada no pára-choques do carro. São analisadas três diferentes situações de deteção de um automóvel: ignorando o efeito de reflexões, considerando o efeito de reflexões e considerando a dispersão pela estrada. Para estudar/avaliar o desempenho do radar automóvel foi efetuada uma simulação no CST®, permitindo uma melhor compreensão acerca do funcionamento e características deste tipo de radares. Através da simulação foi possível obter diagramas de radiação, coeficiente de reflexão e outros dados relevantes ao estudo da antena., en= Most road accidents occur due to human error. Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) are designed to minimize the occurrence of these errors, ensuring safe driving, while reducing the number of road accidents. One of the main types of ADAS is the automotive radar, which has several applications such as adaptive Cruise Control or collision avoidance. There are currently two frequency bands used by the automotive radar: 24 GHz and 77 GHz. It is an area with tremendous growth in recent years, which has led to a need to research and develop these technologies. This project consists of the analysis of the various aspects related to the automotive radar. In an initial phase of the project there will be a brief introduction of the ADAS, followed by an approach to radar systems, introducing several fundamental concepts in the study of automotive radar. A practical exercise will be presented considering a long-range anti-collision system using an antenna installed on the bumper of the car. Three different situations of detection of the car are analyzed: ignoring the effect of reflections, considering the effect of reflections and considering the scattering from the road surface. To study/evaluate the performance of the car radar, a simulation was performed in CST Studio Suite®, allowing a better understanding about the operation and characteristics of this type of radars. Through the simulation it was possible to obtain the radiation pattern, reflection coefficient and other data relevant to the study of the antenna. }
{pt=radar, automóvel, anti colisão, ADAS, deteção de alvo, en=radar, automotive, collision avoidance, ADAS, target detection}

Novembro 28, 2018, 14:30

Orientação

ORIENTADOR

António Luís Campos da Silva Topa

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar