Dissertação

{en_GB=Adaptive Plane Projection for Video-based Point Cloud Coding} {} EVALUATED

{pt=Uma point cloud é um conjunto de pontos com uma localização 3D associada, e opcionalmente alguns atributos, tais como cor, refletência e normais. Este modelo de representação viabiliza um novo conjunto de aplicações, desde a telepresença 3D a mapas 3D de larga escala. Contudo, a elevada imersão e o realismo acarretam consigo altos débitos binários, e por isso, soluções de codificação eficientes são essenciais. Como consequência, o MPEG lançou um projeto de normalização de soluções de codificação eficiente de point clouds. Este projeto deu origem a duas soluções de codificação: o Video-based Point Cloud Coding (V-PCC) para conteúdo dinâmico e o Geometry-based Point Cloud Coding (G-PCC) para conteúdo estático. O objetivo desta Dissertação é o desenho, implementação e avaliação de uma solução de codificação que seguindo a estrutura do MPEG V-PCC seja capaz de melhorar o seu desempenho na codificação de point clouds estáticas (modo intra). Assim, este trabalho começa por abordar o estado-da-arte na área das point clouds, com especial foco nos conceitos mais relevantes, bem como nas soluções de codificação mais relevantes na literatura, incluindo as duas soluções de codificação do MPEG. A solução de codificação proposta segue a estrutura do MPEG V-PCC mas inova ao adaptar os planos de projeção às características específicas de cada point cloud. A análise de resultados demonstra um melhor desempenho de geometria relativamente ao MPEG V-PCC, especialmente para médias e altas qualidades., en=A point cloud is a set of points with an associated 3D location and, optionally, some attributes, such as colour, reflectance, and normals. This visual representation model enables a more complete, realistic and immersive representation of the visual world, which allows a whole new set of applications, from 3D telepresence to large-scale 3D maps. However, the immersion and realism of the point cloud representation model comes at the cost of a very high bitrate, and thus efficient coding solutions are essential. As a consequence, MPEG has launched a standardization project on efficient point cloud coding solutions. This project has given rise to two coding solutions, notably Video-based Point Cloud Coding (V-PCC) to encode dynamic content and Geometry-based Point Cloud Coding (G-PCC) to encode static content. This Thesis targets the design, implementation and assessment of a static point cloud coding solution following the MPEG V-PCC framework with increased compression performance. To achieve this ultimate goal, this Thesis starts by addressing the state-of-art on point clouds, with a special focus on the main relevant concepts and the most relevant coding solutions in the literature, including the two MPEG coding solutions. The coding solution follows MPEG V-PCC and innovates by adapting the projection planes to the specific characteristics of each point cloud. The assessment results show a solid improvement on the geometry performance with respect to the MPEG V-PCC, especially for medium to high rates.}
{pt=Modelos de representação visual, sistemas de aquisição 3D, point clouds, soluções de codificação, point clouds estáticas., en=Visual representation models, 3D acquisition systems, point clouds, coding solutions, static point clouds.}

Novembro 21, 2018, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

João Miguel Duarte Ascenso

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Fernando Manuel Bernardo Pereira

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado