Dissertação

{pt_PT=Geometric characterization of ship structural design} {} EVALUATED

{pt=A presente dissertação teve dois principais objetivos em vista. O primeiro foi a recolha de dados relativos à caraterização geométrica de vários navios, a nível global e local. O segundo objetivo foi o estudo acerca de como estas caraterísticas geométricas afetam variáveis importantes no projeto estrutural de navios, nomeadamente a resistência à compressão de painéis reforçados, a tensão à flexão da estrutura secundária e os custos totais de produção de painéis. Para esta tese, duas bases de dados foram implementadas. A primeira consistiu na base de dados de navios, onde foram alocadas as características geométricas a nível global de vários navios. A segunda consistiu na base de dados de painéis de cada navio. Esta foi composta pela informação geométrica a nível local, definindo a geometria dos elementos de chapa e reforço que constituíam cada tipo de painel para cada navio considerado. Três estudos principais foram efetuados utilizando as bases de dados recolhidas. O estudo da resistência à compressão de painéis reforçados e a avaliação da resistência à flexão da estrutura secundária permitiram compreender como a integridade estrutural do navio é afetada por variáveis a nível global e local. O estudo dos custos totais de produção de painéis levou a observações importantes acerca de como o tipo de navio ou as dimensões do mesmo afetam (ou não) a rentabilidade da produção. Os resultados obtidos foram analisados de forma a alcançar conclusões acerca das áreas estudadas, para avaliar a importância das bases de dados e quão úteis poderão ser em estudos futuros., en=This dissertation had two main goals to reach. The first was to gather a set of data consisting of the geometric characterization of several ships, at both a global and local level. The second objective was to study how these geometrical characteristics affected some of the most important structural design aspects, namely the stiffened panel strength, the local strength assessment of the secondary structure and the total panel production costs. For this thesis, two databases were implemented. The first one consisted of the ships database, hence presenting all the global geometrical characteristics of several ships. The second one consisted of the ship panels database. As the name suggests, this comprised all the geometrical information at a local level, defining the geometry of both the plate and stiffener elements that constituted every panel type of each of the considered ships. Three main studies were carried out using the gathered databases, focusing on structural integrity and production costs. The stiffened panel strength study and the local strength assessment allowed to evaluate how the structural integrity of the ship was affected by variables at both global and local levels. The total panel production costs assessment led to important remarks concerning how ship types and their respective dimensions affect (or not) the profitability of a newbuilding. The obtained results were analysed to gather conclusions regarding not only the distinct disciplines under study, but to evaluate the importance of the databases and how useful they can be for further works.}
{pt=Base de dados, Caraterização geométrica, Resistência à compressão, Resistência à flexão, Custos de produção, en=Database, Geometric characterization, Panel strength, Local strength, Production costs}

dezembro 16, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Manuel Antunes Mendes Gordo

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Manuel Filipe Simões Franco Ventura

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Investigador Auxiliar Convidado