Dissertação

{pt_PT=Container terminal hinterland characterization in the Portuguese port system} {} EVALUATED

{pt=As mudanças ocorridas nas últimas décadas na dinâmica da economia mundial fizeram com que a influência econômica de um porto marítimo não dependesse mais somente das distâncias, mas principalmente da efetividade de suas conexões terrestres. De modo a aumentar a competitividade de um terminal, o transporte intermodal vem sendo utilizado de modo a se aproveitar ao máximo a infraestrutura de transportes existente, oferecendo mais opções de rotas e diminuindo os custos de transporte através da seleção da melhor combinação modal para cada caso. No entanto, é preciso comparar o transporte intermodal com o rodoviário em termos de custos, tempo de transporte e no impacto dessa escolha na região de influência do porto analisado. Neste contexto, uma análise dos territórios de influência dos portos portugueses de Leixões (TCL), Lisboa (Liscont e Sotagus), Setúbal (Sadoport) e Sines (Terminal XXI) foi feita utilizando uma ferramenta de Sistema de Informação Geográfica, permitindo uma boa visualização do impacto que o transporte intermodal tem na área de influência de um terminal marítimo. A análise das regiões de influência dos portos foi feita utilizando um software desenvolvido no CENTEC (Intermodal Analyst), utilizando com base nos custos de transporte, no tempo de transporte e no custo generalizado de transporte considerando dois cenários, o primeiro deles somente com transporte rodoviário e o segundo com uma opção intermodal somente para o porto de Sines. , en=As the dynamic of the world economy changed over the last decades, nowadays the economic influence of a seaport depends not only on the distance, but mainly on the effectiveness of its inland connections. In order to improve the competition level of a seaport, intermodal transport is being used to make the best of the transportation infrastructure, giving more route options and lowering travel costs by selecting optimum carrier and vehicle combinations for each case. However, it is necessary to compare the intermodal option with road only transportation in regards of the price, travel time and in how this choice helps improve the hinterland of the port itself. In this context, a hinterland characterization of the Portuguese container terminals of Leixões (TCL), Lisbon (Liscont and Sotagus), Setúbal (Sadoport) and Sines (Terminal XXI) was made using a Geographic Information System (GIS) tool, which allows a good visualization of the impact intermodal transport has in the inland influence of a port. The hinterland of these terminals were analyzed using a software developed in CENTEC (Intermodal Analyst), with regard to the transportation cost, transportation time and generalized transportation cost considering two scenarios, the first one with road only transportation and the second one adding an intermodal option to the port of Sines. }
{pt=Sistemas de Informação Geográfica, Intermodalidade, Rede de Transportes, Logística, Transporte Rodoviário, Transporte Ferroviário., en=Geographic information systems, Intermodality, Transport networks, Logistics, Road transport, Rail transport.}

Janeiro 21, 2021, 11:0

Orientação

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar