Dissertação

{en_GB=Characterizing the Cyclists' Path - Overtaking Maneuver Detection and Vehicles' Speed Estimation} {} EVALUATED

{pt=Nos últimos anos, a poluição e os transtornos causados pelo tráfego em àreas urbanas tem vindo a aumentar. Neste sentido, várias medidas têm sido adotadas para publicitar a utilização de meios de transportes mais sustentáveis, como as bicicletas. Para fortalecer esta tendência e projectar novas infra-estruturas surge a necessidade de criar ferramentas que permitam realizar uma avaliação dos trajectos para bicicletas. Neste projecto, propõe-se um método baseado na avaliacção de sequências de imagens de modo a identificar manobras de ultrapassagem realizadas nas proximidades dos ciclistas e estimar a velocidade dos veículos envolvidos. Os dados obtidos forneceram informações importantes que poderão ser utilizadas por planeadores urbanos na caracterização de vias para circulação de bicicletas. A abordagem escolhida foi testada em imagens capturadas por uma câmara em zonas urbanas distintas. Os resultados obtidos foram promissores, tendo permitido comparar diferentes zonas quanto à caracterização das mesmas para circulação de bicicletas tendo em conta a rapidez com que os veículos ultrapassam os ciclistas., en=The traffic pollution is a scourge of urban areas and several transportation policies have been adopted to increase the use of sustainable transportation, such as bicycles. To develop this desirable trend and design new infrastructures, policy makers require tools for cyclists’ risk assessment. In this work, a video-based method to estimate overtaking maneuvers and vehicles’ speed is proposed. It was possible to geo-reference these stressful events for riders, providing a framework for path characterization concerning roads’ suitability and safety for cyclists. From action camera sequences of images and smartphone’s GPS data, the proposed method is based on license plate recognition and tracking of approaching vehicles near cyclist surroundings. A new dataset with realistic bicycle scenarios in urban roads is made available and used as case of study. It was possible to compare distinct streets and differentiate different urban areas based on the speed of detected overtaking maneuvers.}
{pt=Ciclista, Manobra de ultrapassagem, Reconhecimento de matrículas, Rapidez., en=Cyclist, Overtaking Manuever, License plate recognition, Vehicle Speed.}

Julho 5, 2018, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Manuel Ricardo De Almeida Rodrigues Marques

Polo IST-ISR (CC. 1601)

Investigador

ORIENTADOR

João Paulo Salgado Arriscado Costeira

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado