Dissertação

{pt_PT=Flight planning support tool for airspace design} {} EVALUATED

{pt=O crescimento do tráfego aéreo dos últimos anos colocou uma pressão acrescida nos prestadores de serviços de tráfego aéreo, tanto a nível económico como de segurança. Esta tendência impõe uma necessidade de melhoria do espaço aéreo em termos ambientais, de capacidade e eficiência. O replaneamento da rede atual de rotas para uma maior eficiência é crucial, e para isto, o conhecimento do uso corrente do espaço aéreo existente e a comparação dos indicadores de desempenho com uma potencial rota ótima torna-se essencial. O âmbito desta tese é o desenvolvimento de uma ferramenta que recebe como dados do projetista de espaço aéreo dois pontos, e gera ficheiros que fornecem informação com a qual é possível avaliar, das rotas atualmente disponíveis, as mais utilizadas, e contem indicadores de desempenho para uma hipotética rota direta. A ferramenta integra dados históricos para se servir de uma maior base de informação, da qual pode retirar dados estatísticos que permitam a avaliação das rotas. Consiste numa base de dados, onde é possível a manutenção e atualização da informação, e uma aplicação que calcula os indicadores de desempenho e gera os ficheiros de saída: um com os dados estatísticos, outro com a representação gráfica das rotas selecionadas. A ferramenta desenvolvida permite a análise de rotas entre qualquer ponto de navegação e/ou aeroporto. Foi possível verificar que a rota mais curta nem sempre é a mais eficiente em termos de custos, devido às taxas de CRCO, devendo este fator ser considerado no planeamento de novas rotas., en=The air traffic growth of recent years has put economic and safety pressures on Air Navigation Service Providers, and this trend demands an improvement of airspace performance on capacity, efficiency and environmentally. A key part of this is the redesign of the current route network for more efficient routes. For this, the knowledge of actual use of the existing airspace and the comparison of performance indicators with a possible optimum route becomes essential. The scope of this thesis is the development of a tool that receives as input from the airspace design user two route points, and produces outputs that provide useful information for an evaluation of the most chosen available routes between those points, as well as the calculations of the same performance indicators for the hypothetical direct route. The tool gathers historical information in order to have a larger base of information from which to retrieve the statistical data for route evaluation. It consists of a database, where the data can be updated, maintained and incremented to the most recent date, and an application that calculates the performance indicators and generates output files: a statistical data file and a visual file that allows for a graphical representation of the routes. The developed tool enables route comparison and analysis between any navigation point and/or airport. It was possible to verify that the shortest route is not always the most cost-efficient, because of CRCO charges, and that this factor should be taken into consideration in new proposed routes.}
{pt=Gestão de Tráfego Aéreo, Design do Espaço Aéreo, Análise de Rotas, Informação de Voo, Linha Ortodrómica, en=Air Traffic Management, Airspace Design, Route Analysis, Flight Information, Great Circle Line}

Novembro 9, 2018, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar