Dissertação

{pt_PT=Integration of single aisle aircraft on the long haul market: A321 neo definition and airline's 10 year fleet economic forecast} {} EVALUATED

{pt=A indústria da aviação civil fornece conexões para qualquer ponto do globo e teve um papel fulcral na criação do conceito de economia global como hoje a conhecemos. Esta indústria é por isso um motor económico da maior relevância mas inerentemente instável devido aos constantes choques provocados por novos desenvolvimentos ou novas restrições (de regulação operacional ou tecnológica). Para além disso a competição em todos os mercados é feroz e o aparecimento de companhias de aviação de baixo custo tornou essa competição ainda mais agressiva, mudando assim o paradigma da aviação e afetando significativamente as companhias aéreas de bandeira. As margens de rentabilidades são extremamente baixas e a maximização de receita bem como a redução de custos operacionais são obrigatórios para assegurar a competitividade e a sobrevivência da própria companhia. Sabendo da relevância do processo de planeamento de frota dentro da estrutura de uma companhia aérea, e considerando que a TAP está neste momento num processo de substituição da frota atual por uma de nova geração, que traz consigo um leque considerável de novas oportunidades para o futuro, este trabalho abrangerá dois pontos fulcrais no processo de planeamento de frota: o modelo de plano de frota que compila numa ferramenta todos os custos operacionais e potencial receita das aeronaves atualmente e futuramente operadas pela companhia aérea com especial enfase no A321 neo, e o processo de definição e configuração desse mesmo A321 neo, que será uma aeronave que poderá ter um papel crucial no futuro da operação transatlântica da TAP., en=The international airline industry provides service to every virtual corner of the globe and has been a fundamental player in the creation of the global economy as we know it. The airline industry itself is a major economic force but it is inherently unstable because it is constantly buffeted by new development and constrains (regulatory operational and technological). On top of that the competition on all markets is massive and the LCC (Low Cost Carriers) brought a massive and almost not fair competition which changed the aviation paradigm affecting especially the legacy carriers. As a result, the profitability rates are extremely low and the revenue maximization as well as the operating costs reduction are not simply an important objective but mandatory to ensure competitiveness and survival of the airline itself. Recognizing the relevance of the fleet planning process within the airline, and given that TAP is currently in the process of replacing the existing fleets by new generation aircraft that bring a variety of opportunities to the airline future, this work will be covering two of the main subjects on the fleet planning process: the fleet plan model that compiles on one analytic tool all the ownership, present and futures costs and revenues of the TAP current and future long haul operation aircraft, with a special focus on the A321 neo and; the configuration definition process of the A321 neos that can be the aircraft that can play a major role in the future of TAP’s transatlantic operation.}
{pt=Gestão de frota, Definição de aeronaves, Custos operacionais, Previsão de frota, Previsão de receita, en=Fleet management, Aircraft definition, Operational costs, Fleet forecast, Revenue forecast}

novembro 28, 2017, 11:0

Orientação

ORIENTADOR

António José Nobre Martins Aguiar

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Prof Auxiliar Convidado