Dissertação

{pt_PT=Parking Spot - Sistema de Gestão e Informação de Parques de Estacionamento} {} EVALUATED

{pt=Nas grandes cidades e nos centros urbanos, é cada vez mais difícil encontrar lugares de estacionamento disponíveis para estacionar automóveis, o que leva muitas das vezes os condutores passarem muito tempo à procura de lugares de estacionamento para parquearem o seu veículo. Este problema pode causar congestionamento de tráfego, ter uma influência negativa sobre pessoas e causa a emissão de gases poluentes desnecessariamente prejudicando o meio ambiente. Nesta dissertação foi desenvolvido um sistema de parqueamento inteligente de baixo custo que permite detetar automaticamente a entrada e saída de automóveis num parque de estacionamento, sem barreiras de acesso e ao ar livre, e informar os utilizadores sobre a lotação disponível. Normalmente os parques são de dimensões grandes, por isso é proposto dividir-se o espaço físico em várias zonas de forma a disponibilizar-se aos utentes uma informação mais precisa. Cada zona do parque está equipada com uma plataforma de computação ligada a sensores que fazem a deteção e contabilização da entrada/saída veículos. A informação de cada zona é depois transmitida para uma plataforma que faz a gestão das informações recebidas e calcula a disponibilidade total do parque e que providência também os dados para os utentes e gestores através de aplicações Web, que podem ser acedidas por vários dispositivos e sem necessidade de construir uma aplicação móvel. Toda a informação é transmitida através de uma rede de malha sem fios Wi-Fi que usa um protocolo de rotemanto proativo, constituída por todas as plataformas de computação que monitorizam as diversas zonas., en=In large cities and urban centers, it is increasingly difficult to find parking spaces available for parking cars, which often leads drivers to spend a lot of time looking for parking spaces to park their vehicle. This problem can cause traffic jams, have a negative influence on people and cause the emission of gaseous pollutants unnecessarily harming the environment. In this dissertation, a low-cost intelligent parking system was developed. It automatically detects the entrance and exit of cars in a car park, without barriers to access and in the open air, and informs the users about its availability. Usually parks are large in size, so it is proposed to divide the physical space into several zones in order to provide the users with a more accurate information. Each zone of the park is equipped with a computing platform linked to sensors that make the detection and accounting of the entry/exit vehicles. The information from each zone is then transmitted to a system that manages the information received and calculates the total availability of the park and also provides the data for the users and managers through Web applications, which can be accessed by several devices and without need to build a mobile application. All the information is transmitted over a Wi-Fi mesh network using a proactive routing protocol, comprised of all computing platforms that monitor the various zones.}
{pt=Sistema de parqueamento inteligente, Deteção automática de automóveis, Rede de malha sem fios, Roteamento proativo, en=Intelligent Parking System, Wireless Mesh Network, Automatic Vehicle Detection, Proactive routing}

Novembro 22, 2017, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Teresa Maria Sá Ferreira Vazão Vasques

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado