Dissertação

{en_GB=Aeroelastic Effects of a Very Flexible Transonic Wing: Fluid-Structure Interaction Study} {} EVALUATED

{pt=Os requisitos do sector de transporte exigem uma forma cada vez mais eficiente de consumo de combustíveis, dando origem a desenhos de asa esbeltas, com elevada alungamento. Devido à sua longa extensão, estas novas configurações exibem altas deformações. É então necessário prever as influêncas no desempenho de voo, especialmente a velocidades transónicas, onde os problemas de instabilidade são mais críticos. Nesta tese é efectuado um estudo computacional de aeroelasticidade num modelo 3D de uma asa transónica, já estudada no projecto FP7-NOVEMOR. Para alcançar este objectivo um novo solver de interacção fluído estrutura é compilado, usando open-source software como ponto de partida. Foram efectuados casos teste com escoamentos incompressiveis e também com escoamentos de alta velocidade. O resultado final demonstra grandes deslocamentos, levando a um claro movimento das ondas de choque ao longo da asa nos testes de desempenho de voo., en=The challenging requirements of the transportation sector target a more efficient fuel consumption, leading to slender wing design. Because of the longer extension, the new configurations exhibit much higher deformations. Therefore, it is necessary to predict the influences in the flight performances, especially in transonic speeds, where instability problems such as flutter occur. This work performs a computational aeroelastic study of a three-dimensional transonic wing model, part of the FP7-NOVEMOR project. In order to reach this goal, a new partitioned Fluid-Structure Interaction (FSI) solver have been compiled, starting from Open-source software. It has been tested with an incompressible flow benchmark and then extended to high speed flows. The final results show large displacements, leading to a clear motion of the shocks waves along the wing chord and great variation in the flight performances.}
{pt=Fluid-Structure Interaction, Partitioned, Transonic, Aeroelasticity, en=Fluid-Structure Interaction, Partitioned, Transonic, Aeroelasticity}

novembro 17, 2017, 8:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Frederico José Prata Rente Reis Afonso

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial (MAA)

ORIENTADOR

Fernando José Parracho Lau

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar