Dissertação

{en_GB=Development of a Biofeedback System for Motor Rehabilitation Support} {} EVALUATED

{pt=Os avanços tecnológicos em aquisição de movimento, jogos e Realidade Virtual têm levado ao aparecimento de aplicações nas quais é possível interagir com ambientes virtuais em tempo real através de movimento, recebendo feedback. A utilização destes sistemas para a criação de jogos sérios para reabilitação motora é uma ideia ainda em desenvolvimento. O propósito desta tese é a criação em Unity de uma aplicação que permita aos utilizadores realizar exercícios terapêuticos no contexto de um jogo no qual interagem com um ambiente virtual através de um sistema de sensores inerciais (F.A.B.TM System), recebendo biofeedback visual em relação a postura e movimento. A aplicação permite registar utilizadores numa base de dados e a aquisição e visualização de dados relevantes. Foi criado um jogo para apoio a reabilitação motora de pacientes entre os sete e os treze anos de idade que sofreram uma luxação do cotovelo. De modo a ajustar os parâmetros do jogo à população em estudo, foi criado um grupo de controlo de onze sujeitos que jogaram o jogo e providenciaram o seu parecer qualitativo. A aplicação foi depois testada num sujeito com a patologia em seis sessões de terapia. Os resultados obtidos demonstram interesse na aplicação e um aumento de motivação do utilizador, mas não foi possível avaliar a influência na eficiência da terapia devido a constrangimentos temporais e a um número de utilizadores reduzido. Estes resultados encorajam o desenvolvimento e avaliação a longo prazo de aplicações de biofeedback com base em jogos para utilização em reabilitação motora. , en=The advances in human motion tracking systems, gaming technologies and Virtual Reality have led to the creation of applications where it is possible to interact with virtual environments in real time through the performance of motions, receiving feedback. The use of these systems to create serious games for physical rehabilitation is an idea that is still in development. This thesis proposes the creation in Unity of an application that would allow patients to perform therapy exercises by playing a game in which they interact with a virtual environment through the use of an inertial sensor system (F.A.B. System), receiving visual biofeedback regarding posture and movement. The application registers users in a database and after each session it is possible to save and display relevant data. A game was created with the aim of aiding in the physical rehabilitation of patients aged seven to thirteen years old who suffered an elbow dislocation. In order to adjust the game parameters to the target population, a control group of eleven subjects was created. Subjects played the game and provided qualitative feedback. The application was then tested on one subject suffering from the determined pathology, who played the game in six rehabilitation sessions. The results obtained show interest in the application and an increase in patient engagement, although it was not possible to assess influence on therapy efficiency, due to time constraints and small sample size. These findings encourage the further development and long-term assessment of game based biofeedback applications in motor rehabilitation contexts.}
{pt=sensores inerciais, Unity, F.A.B. System, biofeedback, jogos sérios, en=inertial sensors, Unity, F.A.B. System, biofeedback, serious games}

Julho 2, 2018, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alexandra Maria Gomes Leão de Morais e Castro

Centro Hospitalar Lisboa Central- Polo Hospital D. Estefânia

Especialista

ORIENTADOR

Miguel Pedro Tavares da Silva

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado