Dissertação

{pt_PT=Second language learning using eBooks} {} EVALUATED

{pt=As ferramentas actuais de aprendizagem de linguagem assistida por computador (CALL), que permaneceram em grande parte inalteradas nos últimos anos, são de um modo geral consideradas inadequadas para alcançar a fluência numa língua estrangeira. O presente projecto tem como objectivo construir uma ferramenta CALL baseada em eBooks bilíngues, seguindo o formato EPUB3. A ferramenta deve ter uma interface de utilizador intuitiva, incluir definições de palavras e também incorporar um conjunto de jogos sérios. O projecto englobou o desenvolvimento de um script Python que produz um único documento eBook com recursos dinâmicos dados os textos paralelos em ambos os idiomas e áudio pré-gravado na língua alvo. Estes recursos oferecem ao utilizador um controlo melhorado sobre a reprodução de áudio e não estão incluídos por defeito na plataforma alvo, o iPad da Apple neste trabalho. O script também carrega definições de cada palavra no eBook e inclui-as no documento final. Além disso, o projecto também incluiu o desenvolvimento de uma aplicação Javascript que implementa os jogos sérios sem depender de recursos externos. Realizou-se um estudo preliminar com um eBook de demonstração gerado por este sistema, para melhorar suas características e entender as expectativas que os utilizadores têm desta ferramenta. Apesar do parecer positivo do grupo de teste sobre a utilidade desta ferramenta, o interesse revelado por funcionalidades que exigem uma análise mais profunda do livro bilingue suscita preocupações sobre a viabilidade da aplicação ibooks da Apple e o formato EPUB3 face a uma implementação da solução como uma aplicação standalone., en=Current Computer Assisted Language Learning (CALL) tools, which have largely remained unchanged over the past few years, are often inadequate for attaining fluency in a second language. The goal of this work was to build a CALL tool based on bilingual eBooks, following the EPUB3 format. The tool should have an intuitive user interface, include word definitions, and also incorporate a set of serious games. The project comprised the development of a Python script which took the parallel texts in both languages and pre-recorded audio in the target language and merged them into a single structured eBook document, complete with dynamic features. These features offer the user an improved control over the audio playback, and are not included by default in the target platform, Apple's iPad in this work. The script also retrieves dictionary definitions for every word in the eBook and includes them in the final document. Additionally, the project also comprised the development of a Javascript application that implements the serious games without relying on online external resources. A preliminary user study was conducted with a demonstration eBook generated by this system in order to improve its features and understand the expectations users would have for the eBook. Although positive feedback reassures the usefulness of this application, the demand for features that require deeper analysis of the dual language book raises concerns over the viability of the chosen reading platform, Apple's ibooks application, and the EPUB3 format versus implementing the solution as a standalone mobile application. }
{pt=CALL, jogos sérios, EPUB, eBooks interactivos., en=CALL, serious games, EPUB, interactive eBooks.}

julho 27, 2017, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Xavier Anguera

ELSA Corp.

Especialista

ORIENTADOR

Isabel Maria Martins Trancoso

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático