Dissertação

{en_GB=Real-Time Collaboration on the World Wide Web in a Peer-to-Peer Mode } {} EVALUATED

{pt=A Internet foi criada com a intenção de haver uma rede de computadores que pudessem comunicar, partilhar e colaborar entre si, independentemente de onde estivessem fisicamente. Desde então, a Internet tem evoluído exponencialmente, tanto no número de utilizadores, como no número de serviços e actividades que oferece. Os serviços de streaming foram dos serviços que tiveram um crescimento exponencial, em conjunto com a Internet, sendo responsáveis pela maioria do tráfego da WWW hoje em dia. Isto significa que é necessário ter servidores web e largura de banda suficientes para providenciar aos utilizadores uma boa qualidade de serviço, algo que pode tornar-se complicado quando o número de utilizadores começa a aumentar rapidamente. Como resposta a este problema, apresenta-se uma solução colaborativa de streaming usando WebRTC que permite aos provedores de conteúdo despender menos recursos em servidores web e largura de banda, transformando todos os utilizadores em peers. Esta solução também permite auto-escalabilidade e simplifica o uso de P2P para todos os utilizadores, sendo apenas necessário um simples navegador web. O protótipo desenvolvido permite aos peers colaborarem com conteúdo original ou partilhar conteúdo obtidos do servidor, ou de outros peers, com peers que solicitem esse conteúdo, mas em modo P2P. Por forma a avaliar as funcionalidades requeridas, o protótipo foi testado em vários cenários, concluindo-se que tem potencial para ser uma solução viável., en=The Internet was created with the intention of having a network of computers that could communicate, share and collaborate with each other, no matter where they were physically. Since then, the Internet has evolved exponentially, both in the number of users and in the number of services and activities it offers. Streaming services were one of the services that had an exponentially growth alongside the Internet, being responsible for the majority of the traffic on the WWW nowadays. This means that it is necessary to have enough web servers and bandwidth to provide the users with a good enough QoS, something that may become a challenge when the number of users starts to increase rapidly. As a response to this problem, this thesis presents a collaborative streaming solution using WebRTC that allows content providers to expend less resources on web servers and bandwidth by transforming every user into a serving peer. This solution also permits self-scalability and simplifies the use of P2P to all users by requiring only a simple web browser. The developed prototype allows peers using just their web browser, to collaborate with original content and to share content that they had obtained from other servers or peers, with peers that request that content, in a P2P mode. In order to test the required functionalities, the prototype was tested in various scenarios, allowing to conclude that it has the potential to be a viable solution.}
{pt=Peer-to-Peer (P2P), World Wide Web (WWW), Web Real-Time Communication (WebRTC), Real-Time Communications (RTC), Colaboração em Tempo Real, en=Peer-to-Peer (P2P), World Wide Web (WWW), Web Real-Time Communication (WebRTC), Real-Time Communications (RTC), Real-Time Collaboration}

Junho 7, 2017, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui António Dos Santos Cruz

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar