Dissertação

{pt_PT=Optimisation of Ground Stations Location in Aeronautical Multilateration Systems} {} EVALUATED

{pt=O principal objetivo desta tese passa por analisar o desempenho dos sistemas de Multilateração atualmente instalados em Portugal, pela NAV Portugal, e por estabelecer um conjunto de recomendações para os futuros sistemas a serem implementados. Estes objetivos foram alcançados através do desenvolvimento e implementação de um conjunto de vários modelos e algoritmos: diferença existente entre as rotas WAM e ADS-B, algoritmo de análise e dimensionamento e algoritmo de seleção. A fim de alcançar a análise pretendida, várias simulações foram realizadas em diferentes cenários, dos quais fazem parte os aeroportos de Lisboa, Açores e Porto. A partir da análise dos resultados das simulações, foi possível concluir que os sistemas WAM instalados nas regiões de Lisboa e Açores cumprem os parâmetros que os fabricantes do sistema impuseram, ou seja, por exemplo quando se analisa a diferença entre as rotas WAM e ADS-B, da região de Lisboa num raio de 30 m.n. o erro do sistema assume valores abaixo de 100 m e quando se realiza a mesma análise, mas para a região dos Açores, num raio de 100 m.n. o erro do sistema é abaixo de 300m. E finalmente, é possível concluir também que à medida que o avião se aproxima dos sensores, o erro associado à posição do avião diminui. , en=The main goal of this thesis is to analyse the performance of the current multilateration systems installed in Portugal, by NAV Portugal, and to establish a set of recommendations for the future multilateration systems implementations. These goals were accomplished by the development and implementation of a set of models and algorithms: difference between WAM and ADS-B routes, analysis and dimensioning algorithm and selection algorithm. In order to achieve the intended analysis several simulations on different scenarios were performed, which were the Lisbon, Azores and Porto airports. From the analysis of the simulation results, it is possible to conclude that the WAM systems installed in the Lisbon and Azores regions perform according to the parameters set by the system´s manufactures, that is, for example when analysing the difference between WAM and ADS-B routes, for the Lisbon scenario under a 30 NM radius, the error is under 100 m and for the Azores scenario under a 100 NM radius the error is under 300 m. And finally, that the airplane´s position error decreases as the airplane navigates towards the ground stations. }
{pt=Vigilância, Multilateração, Sistema WAM, Sistema ADS-B, Sensores., en=Surveillance, Multilateration, WAM System, ADS-B System, Ground Stations.}

abril 15, 2016, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Manuel De Jesus Sousa Correia

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado