Dissertação

{en_GB=Characterization and Performance Analysis of a Pedal Electric-assisted Bicycle} {} EVALUATED

{pt=Na última década, os grandes ambientes citadinos têm tentado combater a poluição atmosférica, através de legislação que visa proibir a circulação de veículos motorizados de combustão interna. A grande alternativa aos veículos de combustão interna são os veículos elétricos. Estes veículos têm sido adotados pela sociedade de forma natural ao nível automobilístico, bem como nos transportes públicos como os comboios metropolitanos. Recentemente, a bicicleta elétrica tem-se assumido como uma nova alternativa no mercado. Esta alternativa passa por equipar uma bicicleta tradicional com um sistema de propulsão elétrica, para que este promova trabalho, e auxilie o condutor nas suas viagens. Nesta tese é conduzido um estudo, que visa estimar a eficiência do sistema elétrico de uma bicicleta elétrica, através da comparação entre a potência elétrica consumida e da potência mecânica necessária para o veículo se mover, dentro de um circuito de teste, com diferentes pilotos. Os resultados demonstram que a eficiência do sistema elétrico estudado é muito reduzida, tornando inviável o uso destas bicicletas como alternativa aos automóveis, motas e transportes públicos., en=In the last decade, large urban environments have attempted to combat air pollution, using legislation to prohibit the circulation of internal combustion vehicles. The big alternative to internal combustion vehicles are electric vehicles. These vehicles have been adopted by society in a natural way at the automotive level, as well as in public transports such as metropolitan trains. Recently, the electric bicycle has become a new alternative in the market. This alternative consists of equipping a traditional bicycle with an electric propulsion system, so that it promotes work, and assists the driver in his trips. In this thesis is carried out a study, which aims to estimate the efficiency of the electric system of an electric bicycle, by comparing the electric power consumed and the mechanical power required for the vehicle to move, within a test circuit, with different pilots. The results show that the efficiency of the electric system studied is very low, making it infeasible to use these bicycles as an alternative to cars, motorcycles and public transport vehicles.}
{pt=Sistema eléctrico, bicicleta, potência, eficiência., en=Electric drive system, bicycle, power, efficiency.}

Junho 28, 2019, 15:30

Orientação

ORIENTADOR

João Filipe Pereira Fernandes

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Paulo José da Costa Branco

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado