Dissertação

{en_GB=Conceptualization and Application of Unmanned Aerial Vehicles Design Methodology} {} EVALUATED

{pt=Veículos aéreos não tripulados, Unmanned Aerial Vehicles (UAV) em inglês, são objeto de estudo há mais de meio século. Os primeiros passos dados no mundo das aeronaves não tripuladas foram, na sua maioria, vinculados à transformação de aeronaves tripuladas existentes em aeronaves não tripuladas. Com a evolução tecnológica das últimas décadas, o UAV surgiu como uma aeronave única, com um ramo dedicado da indústria da aviação. Apesar deste facto, o mundo dos UAV ainda é um pouco secreto quando se trata do projeto conceptual de tais máquinas. Como existem metodologias para projeto conceptual de aeronaves tripuladas, formuladas por autores como Jan Roskam, Daniel P. Raymer, Thomas. C. Corke e Mohammad H. Sadraey, entre outros, uma metodologia similar também deveria ser desenvolvida para o projeto de UAV de asa fixa. Embora tal metodologia possa ser parcialmente baseada nas metodologias de projeto conceptual de aeronaves tripuladas existentes, há muitos detalhes que impõem uma grande diferença entre aeronaves tripuladas e aeronaves não tripuladas existentes, desde a geralmente diferente massa à descolagem até à configuração geral da aeronave. A singularidade do UAV em comparação com aeronaves tripuladas torna-se ainda mais evidente à medida que o número de Reynolds experienciado em voo desce, devido ao menor tamanho e menor velocidade de voo. A conceptualização e aplicação de tal metodologia é o objetivo deste trabalho, que culmina no desenvolvimento de um UAV da classe Medium Altitude Long Endurance (MALE) para ser posteriormente fabricado pela UAVision Aeronautics., en=Unmanned Aerial Vehicles (UAV) are the subject of study for over half a century. The first steps taken into the world of unmanned aircraft were mostly bounded with adapting existent manned aircrafts into unmanned. With the technological evolution experienced in the recent decades UAV emerged as unique aircrafts with a dedicated branch of the aviation industry. Despite this fact, the UAV world is yet somewhat secret when it comes to the conceptual design of such machines. As there are methodologies for manned aircraft conceptual design, provided by authors such as Jan Roskam, Daniel P. Raymer, Thomas C. Corke and Mohammad H. Sadraey, among others, a similar methodology should also be developed for the design of fixed-wing UAV. Albeit such methodology may be partially based on the existent manned aircraft conceptual design methodologies, there are many details that impose a great difference between manned and the existent unmanned aircrafts, from the usually different take-off mass to the overall configuration of the aircraft. The uniqueness of UAV in comparison with manned aircrafts becomes even more evident as the Reynolds number experienced in flight decreases, due to the smaller size and lower flight speeds. The conceptualization and application of such methodology is the purpose of this work, which culminates in the development of a Medium Altitude Long Endurance (MALE) class UAV to be ultimately manufactured by UAVision Aeronautics.}
{pt=Metodologia de Projeto Conceptual, Veículos Aéreos Não Tripulados, Veículos Aéreos Romotamente Pilotados, Média Altitude Longa Resistência, Baixo Reynolds., en=Conceptual Design Methodology, Unmanned Aerial Vehicle (UAV), Remotely Piloted Aerial Vehicle (RPAV), Medium Altitude Long Endurance (MALE), Low Reynolds.}

Julho 3, 2019, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Agostinho Rui Alves da Fonseca

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar