Dissertação

{pt_PT=Hub para comunicação digital} {} EVALUATED

{pt=Muitas organizações usam um sistema POTS em paralelo com um sistema VoIP, isto cria um problema de fiabilidade porque se o hardware que suporta o sistema falhar a reparação imediata pode ser muito difícil dada a escassez de peças no mercado. Posto este problema este trabalho tem como objectivo oferecer um sistema de reserva que permita á organização continuar o seu normal funcionamento e oferecer funcionalidades adicionais como uma extensão do sistema existente. Este problema pode ser resolvido utilizando um sistema que integre a tecnologia de comunicação WebRTC com as tecnologias VoIP oferecendo aos seus futuros utilizadores um sistema que lhes permita realizar chamadas através de uma aplicação Web sem necessidade de instalar qualquer tipo de código nativo. O sistema é composto por um servidor Web, um PBX Asterisk e um servidor IVR, o servidor Web é utilizado para distribuir uma aplicação Web, como servidor de sinalização para as comunicações WebRTC entre browsers e também para configurar o servidor Asterisk com os dados dos utilizadores. O servidor PBX Asterisk é usado para interligar a aplicação Web, distribuída pelo servidor, e os telefones VoIP existentes, por fim o servidor IVR oferece menus IVR dinâmicos escritos em NodeJS permitindo uma total integração com os serviços da Web. Com este sistema os utilizadores conseguem realizar todas as operações que um telefone real permite e além dessas conseguem procurar pessoas pelo seu nome podendo ligar assim que as encontrem e ainda rever as gravações que fazem antes do enviar., en=Many organizations use a POTS system in conjunction with a VoIP, this creates an availability problem to system because the repair and replacement of the hardware that keeps the POTS system working is very hard due to lack of spare parts on the market. Given this problem this work has the objective of offering a backup system that allows the organization that implements it to keep functioning as normal and at the same time offering extra features working as an extension of the existing system. This problem can be solved using a system that integrates the new webRTC technology with the existing VoIP technologies offering the future users of the system a Web application that allows them to do calls without the need of any native code. The system is composed of a Web server, an Asterisk PBX and an IVR server, the Web server is used to deliver a WebApp, signaling server for WebRTC browsers and to set up users inside the Asterisk server. The Asterisk PBX is used to connect the WebApp to the already existing SIP infrastructure and the IVR server serves dynamic IVR menus to the users, the menus are written using NodeJS which makes them easy to integrate with the webservices. With this system the users can do all the operations that a real pone allows inside a browser, search other users by name, review messages before sending and see all voicemail inside the browser.}
{pt=Voz sobre IP, WebRTC, Asterisk, NodeJS, IVR, Desenvolvimento Web, en=Voice over IP, WebRTC, Asterisk, NodeJS, Web development, IVR}

Novembro 21, 2018, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

João Nuno De Oliveira e Silva

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Jorge Daniel Sequeira Matias

Direção de Infraestruturas Computacionais (CC. 8420)

Engenheiro