Dissertação

{en_GB=SedLMS: LMS extension for Sedimentology teaching and learning} {} EVALUATED

{pt= Atualmente ainda não existe suporte informático associado a sistemas de ensino para a apresentação de conteúdos e realização de avaliações em escolas de temas relacionados com a Sedimentologia. Os testes e exames continuam a depender de suporte laboratorial (amostras e lupas) complexo e dispendioso e de material em papel. Nesta tese, é criada uma extensão para a plataforma Moodle, no qual são implementadas várias ferramentas com vista a virtualizar algumas práticas laboratoriais relevantes na Sedimentologia e que possam ser utilizadas pelos alunos de forma a que estes possam complementar a sua aprendizagem nesta área. Para que esta extensão seja funcional, basta que o professor crie novas amostras virtuais de sedimentologia no sistema e que crie posteriormente actividades SedLMS com grupos de conteúdos específicos de uma ou várias amostras existentes. Para além disso, são desenvolvidos tipos de perguntas que podem utilizar estes conteúdos em questionários. Com estas ferramentas, é possível simular algumas práticas laboratoriais que são por vezes dispendiosas e não estão disponíveis em qualquer lugar e em qualquer altura. Deste modo os professores podem submeter diversos tipos de conteúdos (fotografias, texto ou resultados laboratoriais) e também interagir com os alunos de forma simples e económica., en=Nowadays, there is no computer support associated with educational platforms for content presentation and evaluation in Sedimentology. Tests and exams rely on complex and expensive laboratory support (samples and stereo microscopes) and paper-based material. In this thesis, an extension to the Moodle platform is created, in which there are used several features to virtualize some laboratory practices in Sedimentology and to be used by the students in order to complement conventional learning in this subject. With this extension, teachers can create virtual sediment samples and then create SedLMS activities with specific contents of one or more existing samples which are shown to the students. In addition, question types that can be used in online surveys are developed. With these tools, it is possible to simulate some laboratory practices which are sometimes expensive and not available anywhere and at any time. Furthermore, not only can teachers submit several types of sedimentary contents (photos, text or laboratory results) but also interact with students in a simple and economic way.}
{pt=Sedimentologia, plataformas educativas, e-learning, LMS, Moodle, microscopia virtual, en=Sedimentology, educational platforms, e-learning, LMS, Moodle, virtual microscopy}

dezembro 5, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Nuno De Oliveira e Silva

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Anabela Cruces

FC-Ulisboa

Professora