Dissertação

{en_GB=Operational emissions prediction based on specific technical data of different ship types} {} EVALUATED

{pt=A presente tese utiliza dados técnicos e operacionais específicos de navios para estimar previsões mais precisas das emissões de diferentes tipos de navios. É aplicado um método para estimar as emissões de navios com base em dados técnicos reais e condições operacionais de diferentes tipos de navios. O método é aplicado a diferentes cenários a fim de compreender e diferenciar as emissões resultantes da utilização de dados técnicos mais específicos e realistas. Primeiro, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre estudos para o cálculo das emissões de navios, cobrindo as suas principais dificuldades e pressupostos. Também são abordadas as consequências diretas e indiretas das emissões dos navios. É implementada uma metodologia para estimar as emissões dos navios. Em seguida, são apresentados e descritos dados técnicos e operacionais específicos de diferentes tipos de navios. Isto fornece informações sobre as condições operacionais mais importantes e, subsequentemente, sobre as condições de carregamento dos motores principais e auxiliares. Utilizando estes dados, são calculadas emissões mais precisas de diferentes tipos de navios em diferentes cenários, utilizando o método de previsão de emissões de navios. Exemplos de viagens de navios ao longo da costa portuguesa e exemplos de navios que se aproximam do porto e atracam no porto são utilizados para estimar as emissões de diferentes tipos de navios. Os resultados serão comparados e as devidas conclusões tiradas. , en=The present thesis uses ship specific technical and operational data to estimate more accurate predictions of the emissions of different ship types. A method to estimate ship emissions is applied based on real technical data and operational conditions of different ship types. The method is applied to different scenarios in order to understand and differentiate the emissions resulting from use of more specific and realistic technical data. First, a literature review is presented on studies for calculating ship emissions, covering their main difficulties and assumptions. Also, the direct and indirect consequences of ship emissions are addressed. A methodology to estimate the ship emissions is implemented. Then, specific technical and operational data of different ship types are presented and described. This provides information on the most important operational conditions and, subsequently, the main and auxiliary engines loading conditions. Using this data more accurate emissions of different ship types in different scenarios are calculated using the ship emissions prediction method. Examples of ship voyages along the Portuguese coast and examples of ship approaching the port and berthing in port are used to estimate the emissions of different ship types. A comparison of results is carried out and conclusions drawn. }
{pt=emissões de navios, tipos de navios, condições operacionais de navios, tráfego marítimo, en=ship emissions, ship types, ship operational conditions, marine traffic}

Julho 19, 2021, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

Ângelo Manuel Palos Teixeira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar