Dissertação

{en_GB=Traffic Analysis, Prediction and Optimization using Machine Learning Algorithms} {} EVALUATED

{pt=Um sistema equilibrado de transportes publicos é essencial para a sustentabilidade ambiental, social economica e é um pré-requisito para garantir a qualidade de vida dos habitantes de uma cidade. Desta forma, é crucial compor uma rede de tráfego capaz de corresponder às expectativas dos passageiros.No entanto, existem diversos interesses que entram em conflito. Os passageiros querem viajar o mais rapido possíıvel, esperando o mínimo necessário e fazendo o menor número possíıvel de transferencias. Pelo contrário, os operadores procuram minimizar os custos a fim de obter lucros mais elevados. O desenho de itinerarios e respetiva frequência ajustados à procura pode afetar altamente os custos e a eficiência do sistema de transporte urbano. Por exemplo, uma mudança na frequência de trânsito pode influenciar nao só a capacidade das rotas, mas também o tempo de espera. A variacão do tempo de espera afeta diretamente a escolha da rota dos passageiros. Ao dizer isto, esta abordagem compreende um dilema difícil dependente de varios fatores externos, por exemplo, políticas governamentais ou soluções tecnológicas disponíveis. O nosso trabalho aborda simultaneamente as duas primeiras fases do processo global de planeamento operacional de redes de transporte publico, concepção de redes e definição de frequências. Alem disso, serão estudadas diferentes métricas relativas à actividade dos transportes públicos, especialmente tempo de espera e de viagem, numero de transferências, mas também lugares vazios de autocarro que constituem um custo improdutivo para as empresas de transito. Serão considerados dados de trânsito da cidade de Lisboa para avaliar a eficácia dos métodos concebidos., en=A balanced public transport system is essential for environmental, social and economic sustainability and is a prerequisite for ensuring the quality of life of a city’s inhabitants. In such manner, it is crucial to compose a traffic network capable of match passengers’ expectations. However different and conflicting interests have to be addressed. Passengers want to travel as fast as possible, waiting as little as necessary and making as few transfers as possible. On the contrary, operators seek to minimize costs in order to achieve higher profits. Determining customised routes and their frequency adjusted to demand can highly affect the costs and efficiency of the urban transportation system. A change in transit frequency can influence not only route capacity but also waiting time. Variation in waiting time will affect the passengers’ route choice strategy. By saying that, this approach comprises a difficult dilemma dependent of several external factors, for instance governmental policies or available technology solutions. Our work tackles simultaneously the two first stages of the overall operational planning process for public transportation networks, network design and frequency setting. Moreover, it will be studied different metrics regarding public transportation activity, such as waiting and travel time, transfers, but also bus empty seats that constitute an unproductive cost to transit companies.It will be considered transit data from the city of Lisbon to assess the efficacy of the computed methods.}
{pt=Algoritmo Genetico, Configuração de Frequência, Desenho de Rotas de Trânsito, en=Transit Network Design, Frequency Setting, Genetic Algorithm}

novembro 15, 2021, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Fernando Mira da Silva

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar