Dissertação

{pt_PT=Treinador autónomo e motivacional de apoio a idosos em jogos de exercício físico} {} EVALUATED

{pt=Hoje em dia, o mundo depara-se com uma nova realidade, não observada até aqui, o envelhecimento da população. É comum, nesta faixa etária, o declínio das capacidades físicas e cognitivas das pessoas, apenas fruto da idade ou potenciadas por doenças específicas. A actividade física surge como uma importante ferramenta na manutenção da qualidade de vida dos idosos, pois o seu nível de independência depende da capacidade de se manterem autónomos nas suas actividades diárias. Contudo, estes são pouco adeptos do exercício físico pois têm receio de eventuais lesões, falta-lhes motivação e companhia, e porque existem poucas actividades direccionadas à sua faixa etária. Algumas estratégias foram criadas ao longo do tempo, no sentido de minimizar este problema, tais como, os exergames, os virtual coaches e os robot-assisted training. Nestas abordagens, os exercícios são projectados para a população sénior, tendo em consideração as suas limitações. Um dos factores de destaque é o feedback que estes sistemas fornecem durante as actividades, estimulando e motivando a participação dos idosos. Neste trabalho, pretende-se adicionar feedback motivacional num conjunto de exergames. Os dados são obtidos a partir de várias sessões com os idosos a jogarem os exergames e os fisioterapeutas a fornecerem as indicações necessárias. Através da abordagem da Aprendizagem por Demonstração e dos algoritmos kNN, CRF e HCRF, pretende-se gerar um classificador que prevê que feedbacks devem ser dados em determinadas situações do jogo. Apesar dos resultados não terem sido óptimos, consegue-se ter alguma precisão para determinados feedbacks. Sugestões são traçadas para trabalhos futuros., en=Nowadays, the world’s population is ageing. The downfall of physical and cognitive capabilities is common due to advanced age or specific diseases. Physical activity emerges as an important tool in the maintenance of the elderly's quality of life, since their independence relies on the capacity to maintain themselves autonomous in their daily routines. However, the senior population are not very keen on physical exercise, for a variety of reasons, such as, fear of injuries, lack of motivation and company, or the shortage of activities for their age group. Over time, some strategies have been implemented to minimize the lack of commitment demonstrated by the eldery. Exergames, virtual coaches and robot-assisted training are the ones that stand out the most. In these approaches, the physical exercises are projected to the senior population, taking into consideration their limitations and restraints. One of the most important factors is the feedback provided during the activities, which stimulates and motivates their participation. The aim of this thesis is to add motivational feedback in a set of specific exergames. The data was obtained from several sessions with the elderly playing the exergames, supported by physiotherapists. Through the Learning from Demonstration approach and the kNN, CRF and HCRF algorithms, it is intended to generate a classifier that predicts which feedbacks should be given in certain game situations. Even though the results were not optimal, the accuracy of some feedbacks was positive. Finally, suggestions are delineated for future work.}
{pt=Idosos, motivação, exergames, exercício físico, feedback., en=Elderly, motivation, exergames, physical exercise, feedback.}

Janeiro 25, 2021, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

Plinio Moreno López

ISR

Investigador

ORIENTADOR

José Alberto Rosado dos Santos Victor

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático