Dissertação

{pt_PT=Utilização de um Conversor Multinível Modular num Sistema de Tração Ferroviária com Frenagem Regenerativa} {} EVALUATED

{pt=Os sistemas ferroviários de transporte são extremamente necessários para a integração do mundo moderno. O desenvolvimento da eletrificação destes sistemas propiciou diversas vantagens, tais como promover maior velocidade, maior segurança, menor impacto ambiental e maior capacidade de transporte. Esta dissertação visa o estudo de um sistema de tração ferroviária alimentado a 25 kV- 50Hz, cujo funcionamento é baseado num conversor multinível modular devidamente controlado. Este trabalho simula o sistema existente nas locomotivas, que recebe a alimentação da rede através da catenária. Após a apresentação das principais topologias de conversão multinível baseadas em fontes de tensão, justificar-se-á a utilização de um conversor multinível modular neste trabalho. A modularidade e a bidirecionalidade do conversor são as características principais que tornam o seu uso interessante em sistemas de tração elétrica ferroviária. A simulação do sistema foi realizada por meio de um software específico e foram utilizados sistemas de controlo adequados para que se obtenha níveis de tensão e os demais parâmetros pretendidos. Para a validação do dimensionamento realizado, todos os resultados foram demonstrados graficamente., en=Rail transportation systems are needed for integration of the modern world. The development of the electrification of these systems provided several advantages such as greater speed, greater safety, less environmental impact and greater capacity. This dissertation aims at the study of a railway traction system powered at 25kV-50Hz whose operation is based on a duly controlled modular multilevel converter. This work simulates the existing system in the locomotives, which receives the power from the network through the catenary. After presenting the main multilevel conversion topologies based on voltage sources, the use of the modular multilevel converter in this work will be justified. The converter's modularity and bidirectionality are the main features that make its use interesting in railway electric traction systems. The system simulation was performed using specific software and adequate control systems were used to obtain voltage levels and other desired parameters. For the validation of the dimensioning performed, all results were demonstrated graphically.}
{pt=Conversor Multinível Modular, Controlador, Bidirecionalidade, Transformador, Motor de Indução, en=Modular Multilevel Converter, Controller, Bidirecionalidade, Transformer, Induction Motor}

Janeiro 25, 2021, 18:30

Orientação

ORIENTADOR

Sónia Maria Nunes dos Santos Paulo Ferreira Pinto

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado