Dissertação

{pt_PT=Real-time bicycle management system} {} EVALUATED

{pt=Com a mudança do paradigma da mobilidade urbana, com o desenvolvimento de diferentes tipos de veículos e diferentes tecnologias, surge a necessidade de adaptação e evolução com diferentes soluções. O foco deste trabalho é num dos veículos mais usados em todo o mundo, considerado o mais ecológico mas por vezes subestimado, a bicicleta. Este veículo é utilizado diariamente por milhões de pessoas em todo o mundo, para diversos fins. Apesar da possibilidade de andar na via publica como um veículo motorizado, existem muitas diferenças que tornam os ciclistas mais vulneráveis. O objetivo deste trabalho é transformar a bicicleta num veículo inteligente e completo, a fim de aumentar a segurança e o conforto do ciclista e ao mesmo tempo incentivar outras pessoas a usá-la. Para isso, foi desenvolvido um sistema de segurança que dá mais informações ao ciclista sobre os ângulos traseiros, como a distância a veículos e a imagem em tempo real. O sistema é composto por um dispositivo que é montado debaixo do acento da bicicleta e uma aplicação que faz a interface com o ciclista, através do seu smartphone colocado no guiador da bicicleta. , en=With the urban mobility paradigm changing, with the development of different kinds of vehicles and different technologies, there is the need to adapt and evolve with different solution. In this work the focus is in one of the most used vehicles around the world, considered as the cleanest but sometimes underestimated, the bicycle. This vehicle is used daily by millions of people around the world, for different purposes. Although the possibility to ride in the road as a motorized vehicles, there are plenty of differences that make the riders vulnerable. The goal is to transform the bicycle into an intelligent and complete vehicle in order to increase the user safety and comfort and at the same time encourage others to use it. In order to achieve it,it was developed a safety system that gives more information to the rider from the rear angles. The system is composed by a device that is mounted under the bicycle's seat and a user-interface application running on a smartphone that is fixed in the handlebar.}
{pt=Mobilidade Urbana, Segurança, Bicicleta, Sistema Embebido, Sensores., en=Urban Mobility, Road Safety, Bicycle, Embedded System, Sensors.}

Janeiro 7, 2021, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

Teresa Maria Sá Ferreira Vazão Vasques

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado