Dissertação

{en_GB=Sizing of Cargo and Passenger Capacity of Ro-Ro Passenger Ships} {} EVALUATED

{pt=Esta tese está centrada na identificação, estudo e implementação de metodologias para o dimensionamento da capacidade de um navio Ro-Pax, com a definição de seus principais detalhes e previsão dos custos relacionados a este tipo de operação, utilizando como ponto base a demanda pré-definida da rota Portugal-Madeira. Através de uma ferramenta numérica, identifica-se a demanda para o cenário desejado e dimensiona-se um navio, mapeando todos os custos e investimentos envolvidos. Os estudos existentes analisam a viabilidade de certas rotas de Short Sea Shipping (SSS) européias com um navio pré-definido para operá-las. Contrário à isso, o projeto tenta dimensionar um navio, avaliando os novos investimentos e tentando simular todos os custos relacionados com a operação estudada. A ferramenta simula o cenário anual de demanda da rota para definir as principais características e tamanho de um navio. Finalmente, o método de dimensionamento criado no projeto é testado no estudo de caso, usando como comparação o navio anteriormente operado.Mais que isso, no caso do estudo, também é analisada a melhor opção de investimento de capital entre o afretamento do navio ou a sua construção. Assim, as conclusões ficam claras que somente a operação da rota pode trazer lucros para a empresa, mas adicionando o investimento de capital ao fluxo de caixa da operação, encontramos uma perda maior do que os lucros ao longo de seus vinte anos. O que significa, como salientado por outros autores, que, sem um financiamento externo da operação, acaba sendo pouco rentável para operar a rota do SSS. , en=This thesis focuses on the identification, study and implementation of methodologies for the sizing of the capacity of a Ro-Pax ship, with the definition of its main details and forecast of costs related to this type of operation, using the predefined demand of the Portugal-Madeira route as the base point. Through a numerical tool, the demand for the desired scenario is identified and a ship is sized, mapping all costs and investments involved. Existing studies analyze the feasibility of certain European Short Sea Shipping (SSS) routes with a pre-defined ship to operate them. Contrary to this, the project tries to dimension a ship, evaluating the new investments and trying to simulate all the costs related to the studied operation. The tool simulates the annual route demand scenario to define the main characteristics and size of a ship. Finally, the sizing method created in the project is tested in the case study, using the previously operated ship as a comparison. More than that, in the case of the study, the best capital investment option between the ship chartering or its construction is also analyzed. Thus, the conclusions are clear that only the operation of the route can bring profits to the company but adding the capital investment to the cash flow of the operation, we find a loss greater than the profits over its twenty years. This means, as other authors have pointed out, that without external financing of the operation, it ends up being unprofitable to operate the SSS route. }
{pt=Transporte Marítimo de Curta Distância, Modelação de ferry Ro-Pax, Análise de Investimento, Transporte Marítimo, Demanda de transporte, Modelos de custos, en=Short Sea Shipping, Ro-Pax ferry modeling, Investment Analysis, Liner Shipping, Transportation demand, Cost models}

Janeiro 28, 2021, 14:30

Orientação

ORIENTADOR

Manuel Filipe Simões Franco Ventura

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Investigador Auxiliar Convidado