Dissertação

{pt_PT= Simulation of Short Sea Shipping based Intermodal Transport Chains} {} EVALUATED

{pt=Nesta dissertação é apresentada uma simulação de eventos discretos para recriar uma cadeia de transporte que faz uso dos modos de transporte rodoviário e marítimo (Ro-Ro). Este tipo de cadeias de abastecimento são fortemente afetadas por inúmeras incertezas relacionadas com as reservas e a performance dos terminais de troca de meio de transporte, bem como do transportes rodoviário e marítimo por si só. Todas estas incertezas combinadas geralmente levam a baixas de fiabilidade, que criam alguma relutância às empresas logísticas no momento de escolher o tipo de transporte a contratar. Um modelo de simulação de eventos discretos foi então desenvolvido para aferir a fiabilidade global do sistema de transporte modelado, que tanto faz uso do transporte intermodal como do unimodal, para as unidades de carga que se preveem não ser entregues com sucesso via intermodal. Foi também modelado um sistema equivalente mas fazendo apenas uso do transporte rodoviário, por forma a fazer uma comparação. O modelo de simulação representa em detalhe a operação de navios nesta rota marítima, o trânsito de camiões entre as origens ou destinos das cargas com os respetivos portos. O cumprimento do horário é avaliado e é aferida a fiabilidade global do sistema de transporte. O transporte intermodal revelou-se economicamente consideravelmente mais vantajoso face ao unimodal. Em condições de transporte equivalentes entre as duas modalidades e para os mesmos níveis de fiabilidade, a solução intermodal traduziu um custo global inferior à unimodal em 30%. , en=Hereby it is applied discrete event simulation techniques to model an intermodal transport chain, making use of maritime (Ro-Ro) and road modes of transportation. This type of supply chains is heavily affected by several uncertainties related with bookings and the performance of modal change terminals, land transport and maritime transport. These uncertainties combined, generally lead to transport reliability issues that create reluctance on logistic companies when choosing intermodal solutions over other possibilities. A discrete event simulation model is developed to assess the overall reliability of the transport service, based on whether a combination of road and maritime transport or only road transport is used, for the cases where intermodal is unlikely to succeed. It was also modeled the fully road-based transport chain for the same transportation problem to compare both modalities. The simulation model represents in detail the operation of ships in the route and the traffic of trucks between cargo origins or destinations and respective ports. The schedule compliance is evaluated (under the many uncertainties), as well as the delays occurred on the cargo deliveries, the occupation of each entity and the overall reliability of the system. A comprehensive assessment of the economic performance of the system is also carried out and several conclusions are drawn, being the most relevant one, the obtained economic advantage in 30% in the intermodal service, for the same levels of reliability and under equivalent conditions in both services. }
{pt=Intermodal, Modelação de cadeias de abastecimento, Simulação de eventos discretos, Transporte marítimo de custa distância, Fiabilidade., en=Intermodal, Supply chain modeling, Discrete Event Simulation, Short Sea Shipping, Reliability.}

Janeiro 26, 2021, 11:0

Orientação

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar