Dissertação

{pt_PT=Coordenação da análise de segurança operacional entre áreas de rede} {} EVALUATED

{pt=A Rede Nacional de Transporte surgiu em Portugal como consequência de um aumento significativo do consumo e da produção de electricidade. Ao longo dos anos a sua dimensão foi aumentando tornando-se mais complexa e na segunda metade do século XX os lados português e espanhol decidiram criar a primeira ligação entre eles. Esta interligação era muito importante porque ligava Portugal aos restantes países europeus. A partir daí, o funcionamento da Rede Nacional de Transporte tem de seguir as regras europeias. Por outro lado, se algum outro país europeu tiver um incidente na sua rede, pode afectar todos os países, especialmente os mais próximos. O número de incidentes cresce muito, pois muitos países estão conectados. Assim, fica evidente que a coordenação entre os países é uma necessidade. Uma nova metodologia foi definida em 2019 a nível europeu, pela Agência de Cooperação dos Reguladores de Energia, sendo estudada nesta dissertação. Cada Operador do Sistema de Transmissão deve aplicá-la para a Coordenação de Análise de Segurança Operacional, comunicando-se com todas as partes interessadas. Nesta dissertação desenvolve-se uma ferramenta de cálculo baseada na metodologia proposta, com o objectivo de identificar a área de observabilidade e as contingências externas relevantes para a análise de segurança do Sistema Eléctrico Nacional. Ajustando alguns valores na aplicação, é possível definir esta área e analisar como diferentes limites a podem afectar. A ferramenta desenvolvida permite identificar as regiões da rede espanhola que, devido à ocorrência de incidentes, têm maior probabilidade de afectar a rede portuguesa., en= The National Transmission Network (NTN) emerged in Portugal as consequence of significant increase on consumption as well as production of electricity. Over the years its size has been increasing and it becomes even more complex, when the Portuguese and Spanish sides decided to create the first connection between them, in the second half of the XX century. This is quite important because this connection linked Portugal to the rest of the European countries. Thereafter, the operation of the NTN has to follow European rules. On the other hand, if any European country has an incident on its network, it can affect all countries, especially the nearest ones. The number of incidents grows a lot, as many countries are connected. Thus, it is evident that coordination among countries is a necessity. A new methodology for that was defined in 2019 at the European level, by the Agency for the Cooperation of Energy Regulators. This methodology is studied in this dissertation. Each Transmission System Operator should apply it for the Coordination Security Analysis, communicating with every interested part/country. A software application is developed in this dissertation, based on this methodology. The aim of this dissertation is to identify the external observability area and external contingencies that are relevant on the Portuguese Electric System security analysis. Adjusting values on the application, it is possible to define this area as well as analyse how different limits can affect it, studying what is the Spanish elements for what the Portuguese side should have attention.}
{pt=Área de observabilidade, Contingência, Factores de Influência, Redes de Transporte de Energia, Segurança operacional., en=Contingency, Electrical Transmission Systems, Observability Area, Operational Security, Power Flow Influence Factor.}

Janeiro 28, 2021, 8:30

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Ribeiro

REN

Especialista

ORIENTADOR

Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar