Dissertação

{pt_PT=Sistema de Notificações com Gestão de Canais} {} EVALUATED

{pt=A comunicação nas organizações é um desafio, especialmente no que diz respeito à colaboração entre os seus inúmeros membros, onde as informações relevantes devem fluir de forma eficiente. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham um papel fundamental neste contexto, fornecendo uma ampla gama de canais de comunicação. Alguns destes canais são acessíveis por qualquer cidadão que possua dispositivos eletrónicos, nomeadamente o telemóvel, que permite aceder ao email, ao Short Message Service (SMS), fazer chamadas de voz, etc. No entanto, quem envia ou recebe uma mensagem pode ter diferentes preferências de canais de comunicação, podendo priorizar um canal ou um determinado tópico de mensagem. Sistemas de comunicação capazes de atuar mediante uma gestão e análise desta informação são essenciais para melhorar a eficiência da comunicação. Esta dissertação propõe e descreve uma plataforma de comunicação integrada capaz de receber mensagens de diferentes aplicações de software e enviá-las através de diferentes canais aos seus destinatários de acordo com essas preferências. A adoção de novos canais é uma necessidade e um desafio às organizações, pelo que esta plataforma também fornece mecanismos para a sua fácil integração. Os contatos pessoais dos destinatários de mensagens podem ser geridos por estes e estão ocultos aos remetentes. Verificou-se que esta plataforma é concebível, mas requer a implementação de soluções complexas para garantir a entrega de mensagens. No contexto das organizações escolares, revela-se uma solução vantajosa, no qual se sugere a adoção de canais de mensagens instantâneas, pois são os mais utilizados e relevantes., en=Communication in large organizations is a challenge, especially regarding collaboration between their members, where useful information must flow efficiently. Information and Communication Technologies (ICT) play a key role in this context by providing a wide range of communication channels. Some of these channels are accessible by any citizen who owns electronic devices, namely a mobile phone, which is the most used device in the world and a useful work tool. This device by itself allows people to access email, Short Message Service (SMS), make phone calls, etc. However, those who send or receive a message might have different preferences of communication channels. They may prioritize a communication channel or even a message topic. The existence of communication systems capable of managing these preferences and acting according to them are necessary to improve the efficiency of information transmission. This dissertation proposes and describes an integrated communications platform capable of receiving messages from different software applications and sending them through different communication channels to its recipients according to those preferences. Organizations might also have trouble integrating new channels into their information systems, that is why this platform provides mechanisms to ease that task. Recipients’ personal contacts are hidden from the messages’ senders and can be managed by them. It has been found that this platform is conceivable and it has been proved useful in the context of school organizations and the adoption of instant messaging channels is the most relevant.}
{pt=entrega de mensagens, eficiência da comunicação, comunicação organizacional, canais de comunicação, plataforma de integração, en=messages delivery, communication efficiency, organizational communication, communication channels, integration platform}

Julho 2, 2019, 13:0

Orientação

ORIENTADOR

Luís Eugénio Marques Moreira Pires da Cruz

Direção de Aplicações e Sistemas de Informação (CC. 8430)

Engenheiro

ORIENTADOR

João Nuno De Oliveira e Silva

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar