Dissertação

{pt_PT=Caracterização e evolução do sistema elétrico dos Açores. Os casos de São Miguel e do Bloco Central dos Açores (Faial, Pico e São Jorge)} {} EVALUATED

{pt=O sistema elétrico do arquipélago dos Açores, desafiado pelas especificidades geográficas da região e pela distância ao continente, apresenta potencialidades e limitações que impõem modus operandi próprios, tanto no que respeita às estruturas como à gestão. A escolha de realizar este estudo prende-se com a necessidade de explorar alternativas aos procedimentos atuais, que tenham em conta o equilíbrio entre os custos e os benefícios. Numa primeira fase, é apresentada uma análise transversal do sector elétrico dos Açores. São analisadas as estruturas e modos de operação das centrais de produção, as respetivas tecnologias utilizadas bem como as redes de transporte e distribuição e as estatísticas sobre o consumo. A atenção é seguidamente canalizada para a ilha de S. Miguel, maior por extensão, população e consumo, e com uma forte componente geotérmica que a torna única. Numa fase posterior do estudo, é apresentada uma análise de viabilidade técnica e económica da instalação de um sistema de transporte marítimo de energia elétrica que permita realizar a interligação das redes isoladas de três ilhas do grupo central do arquipélago dos Açores: S. Jorge, Pico e Faial. A análise é suportada na simulação da rede em DPlan, onde são testadas com detalhe, para a situação de ponta e vazio, todas as hipóteses de ligação. Para cada hipótese testada, são avaliados diferentes critérios de desempenho, incluindo a eficiência e a segurança de abastecimento analisando as consequências de se perder uma das ligações. Com base nos resultados do estudo, as propostas analisadas são finalmente discutidas e comparadas. , en=The electrical system of Azores, challenged by various geographical peculiarities presents potentialities and limits which impose specific modus operandi, both as regards facilities and infrastructures and in management terms. The decision of undertaking this arises from the acknowledged necessity of identifying valuable alternatives to the existing systems and methods, bearing in mind the fundamental balance between costs and benefits. The first part of the present paper proposes a comprehensive study about the Azorean electrical sector, which includes the analysis of infrastructures, management processes of power-plants and the relative technologies, transport and distribution grids as well as energy consumption statistics. Subsequently, significant attention is devoted to the island of S. Miguel, which presents the largest population and energy consumption as well as a greater availability of geothermal resources. The mentioned study is followed by the proposal and the respective economic and technical assessment of the installation of a maritime energy transport system capable of carrying through the interconnection between the isolated networks of three islands: S. Jorge, Pico and Faial. A quantitative costs-benefit analysis is then carried out on the basis of past similar researches and of the study of the specificities that each island’s electrical system presents. At last, the thesis is corroborated by a simulation of the network using the programme DPlan, where every interconnection hypothesis is tested in greater detail. For hitch tested hypothesis, it is evaluated different performance criteria, like efficiency and security. Based on the results of the study, the proposals are finally discussed and compared. }
{pt=Sector elétrico, arquipélago dos Açores, rede de transporte, micro redes, interligação, en=Electrical sector, Azorean archipelago, transport grid, micro grid, interconnection}

novembro 8, 2018, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Manuel Santos de Carvalho

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado

ORIENTADOR

João José Esteves Santana

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático