Dissertação

{pt_PT=A numerical tool for the planning of container ship fleets} {} EVALUATED

{pt=O transporte de contentores é um mercado valioso e competitivo. Este ambiente cria necessidade de eficiência em todas as fases do planeamento e do projeto de rotas. Esta dissertação permitiu o desenvolvimento de uma ferramenta de planeamento para o desenho de rotas de navios de contentores. A ferramenta dimensiona a frota para uma viagem redonda. Os inputs são os dados da viagem, as taxas de frete, os fluxos de carga entre os portos, e os dados sobre portos e canais. Como saídas, a ferramenta devolve várias frotas possíveis com os respetivos indicadores de desempenho em vários de cenários de custo e velocidades operacionais. O algoritmo da ferramenta é explicado, incluindo os indicadores de desempenho da frota e a modelo económico. A ferramenta determina as características técnicas dos navios, utilizando uma base de dados de navios, permitindo uma caracterização completa dos navios, que é necessária ao cálculo dos indicadores de desempenho. A ferramenta é personalizável, geral e não requer outros programas. Esta dissertação também inclui em apêndice um manual do utilizado. Uma parte importante do desenvolvimento de qualquer ferramenta é sua validação, que é feita com três testes com dados de entrados aleatórios, demonstrando o bom funcionamento da ferramenta. A ferramenta é então aplicada em três casos de estudo com diferentes características: uma rota intra-asiática, uma rota do norte da Europa para a Ásia Oriental, e uma rota entre Portugal continental, a ilha da Madeira, e o arquipélago dos Açores. São elaboradas conclusões e fornecidas recomendações para o desenvolvimento da ferramenta., en=Containerized shipping is a valuable and competitive market, which creates a need for efficiency in every stage of planning and designing of liner routes. This dissertation is the development of a strategic planning tool to support the design of containership liner routes. The tool solves the problem of sizing the ship and fleet for a round voyage. The inputs are the round voyage data, including expected freight rates, the cargo flows between ports and the data on ports and canals. The tool returns several possible fleets with the respective performance indicators in a range of cost scenarios and operational speeds. The algorithm of the tool is explained, including the performance indicators of the fleet and the modeling of the economic variables. The tool determines the technical characteristics of the containerships required for the route using a database of existing ships, allowing a full characterization of the ships, required in order to calculate performance indicators. The tool is highly customizable, completely general, and needs no other programs to run. This dissertation also includes in an appendix a user manual. An extremely important part of the development of any tool is its validation, which is done with three randomized input trials, demonstrating the good functioning of the tool. The tool is then applied in three case studies dealing with different liner routes: an intra-Asian, a Northern Europe to East Asia, and one between mainland Portugal, Madeira, and the Azores. Conclusions are drawn and recommendations for further development of the tool are provided. }
{pt=Navios de contentores, Serviços de linha, Dimensionamento de navios, Dimensionamento de frotas, Desempenho de frotas, en=Containerships, Liner shipping, Ship dimensioning, Fleet sizing, Fleet performance}

Novembro 9, 2018, 14:30

Orientação

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (IST)

Professor Auxiliar