Dissertação

{pt_PT=Dimensionamento e gestão de energia em sistemas de propulsão elétrica: aplicação a um barco solar de competição com recuperação de energia} {} EVALUATED

{pt=A presente dissertação de mestrado tem como objetivos o dimensionamento dos componentes e desenvolvimento de uma estratégia de gestão de energia para uma embarcação elétrica solar de competição do Instituto Superior Técnico (equipa Técnico Solar Boat). O principal objetivo da equipa é participar em competições internacionais, nomeadamente a competição Dutch Solar Challenge e a Solar1 no Mónaco. É certo que a maior limitação dos veículos elétricos continua a ser o armazenamento de energia, isto porque para além da bateria ser um componente pesado e volumoso, os carregamentos ainda são demasiado demorados. São necessários um controlo e uma estratégia de gestão de energia bastante rígida e eficiente, para que se utilize a energia disponível de uma forma sustentável. Para isto foi criado um algoritmo de gestão de energia. De forma a testar o algoritmo e assim rentabilizar o consumo de energia elétrica durante a competição foi criada uma plataforma de simulação utilizando um programa de cálculo numérico. Para além do dimensionamento e testes experimentais do sistema de propulsão, esta plataforma de simulação possibilita o conhecimento prévio do consumo de energia da embarcação durante a competição. Os resultados obtidos, tanto pela plataforma de simulação como pelos ensaios experimentais, evidenciam não apenas a potencialidade da existência de um sistema de gestão de energia em veículos elétricos, mas também a necessidade de um esforço acrescido no desenvolvimento desta mesma estratégia de gestão de energia. , en=The purpose of this Master's Dissertation is components sizing and to develop an energy management strategy for a competition solar electric vessel of Instituto Superior Técnico (Técnico Solar Boat team). The team's main objective is to participate in international competitions, namely the Dutch Solar Challenge competition and Solar1 in Monaco. It is certain that for electric vehicles the limitation remains in the energy storage, this because of the battery weight and volume, charging times are still too time-consuming. A very rigid and efficient energy management strategy is required, in order to use the available energy in a sustainable way. For this, an energy management algorithm was created. In order to test the energy management algorithm and thus to adjust the respective consumption of electric energy during the competition, a simulation platform was created using a numerical calculation program. In addition to the sizing and experimental tests of the propulsion system, this simulation platform allows the prior knowledge of the vessel's energy consumption during the competition. The results obtained, both by the simulation platform and the experimental tests, demonstrate not only the potential of the existence of an energy management system in electric vehicles, but also the need for an increased effort in the development of this energy management strategy. }
{pt=Propulsão elétrica, veículos elétricos, gestão de energia, energia fotovoltaica, barco, sistemas elétricos, en=Electric propulsion, electric vehicles, energy management, photovoltaic power, boat, electrical systems}

maio 30, 2017, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Stanimir Stoyanov Valtchev

FCT-UNL

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Paulo José da Costa Branco

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado