Dissertação

{pt_PT=Retrofit of ship structural degradation} {} EVALUATED

{pt=O objetivo do presente estudo é investigar a possibilidade de recuperar a resistência máxima da chapa de aço retangular com abertura de forma de passagem de homem sujeita a carga compressiva uniaxial e corrosão aleatória não uniforme com a adição de reforçadores. Um experimento numérico foi realizado para atingir o objetivo. Um total de quatro modelos principais são criados para realizar análise de elementos finitos com 63 modelos subestruturados. A corrosão não uniforme foi gerada pela simulação de Monte Carlo com uma presença de possibilidade de 0% de poritos de corrosão. O processo de adaptação baseou-se em três cenários: dois reforços longitudinais, dois reforços longitudinais e dois transversais, flange na abertura. O posicionamento dos reforços foi estudado em três locais diferentes. Um estudo preliminar com uma espessura uniforme média de 8,5 mm foi realizado para determinar os casos que vale a pena estudar. Um total de 10 casos foi selecionado e testado para a experiência numérica. Três avaliações diferentes foram realizadas para avaliar os resultados: avaliação final da força, avaliação do peso e avaliação econômica. Dois estudos adicionais sobre espessura efetiva e esbeltez da placa foram realizados para uma comparação adicional. O estudo apresentado pode ser considerado um estágio preliminar de um método mais complexo de predição e solução de placas corroídas com a instalação de reforços. , en=The objective of the present study is to investigate the possibility to recover the ultimate strength of rectangular steel plate with a manhole shape opening subjected to uniaxial compressive load and randomized non uniform corrosion with the addition of stiffeners. A numerical experiment has been carried out to achieve the purpose. A total of four main models is created to perform finite element analysis with 63 sub-structured models. The non-uniform corrosion has been generated by Monte Carlo simulation with a presence of probability of 0% of pits. The retrofitting process has been based on three scenarios: two longitudinal stiffeners, two longitudinal and two transverse stiffeners, the flange on the opening. The positioning of the stiffeners has been studied in three different locations. A preliminary study with an average uniform thickness of 8.5 mm has been carried out to determine the cases worth to study. A total of 10 cases has been selected and tested for the numerical experiment. Three different assessments have been performed to evaluate the results: ultimate strength assessment, weight assessment and economical assessment. Two additional studies on effective thickness and plate slenderness have been carried out for a further comparison. The study presented can be considered as a preliminary stage of a more complex method for prediction and solution of corroded plates with the installation of reinforcement. }
{pt=Placa com Abertura, Corrosão, Tensão última, Retrofit, en=Plate with Opening, Corrosion, Ultimate Strength, Retrofit}

Setembro 5, 2017, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Yordan Ivanov Garbatov

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado