Dissertação

{pt_PT=Wake of a catamaran navigating in restricted waters} {} EVALUATED

{pt=Ferries catamaran são utilizados em todo o mundo em águas confinadas como rios ou portos. A esteira causada por este tipo de embarcações produz uma variedade de efeitos nas vias marítimas, incluindo deterioração das margens, danos em estruturas e outras embarcações, e perigo para as pessoas perto da margem. De forma a prever a esteira produzida por diferentes tipos de embarcações catamaran num canal é uitlizado um código existente. Um estudo de dinâmica de fluidos computacional determinou a altura de onda de maneira a que a distribuição de pressões utilizada no código actual possa ser calibrada para permitir prever com precisão a altura de onda causada por cada casco. Métodos de projecto por planeamento experimental foram utilizados para identificar os principais efeitos da variação das características dos vários cascos. Comparação entre o código existente e resultados produzidos através de dinâmica de fluidos computacional mostraram que ligeiras variações nas características dos cascos produzem alturas de onda diferentes, diferença esta que poderá ser explicada pela calibração da distribuição de pressões. A análise de projecto por planeamento experimental indicou que dos quatro parâmetros (boca, boca de um casco, forma da roda de proa e o ângulo da proa), a boca de um só casco é o parâmetro que tem a maior influência na altura de onda e que para os valores testados, a combinação dos valores de boca e boca de um só casco, vulgo espaçamento entre cascos, não produz uma efeito superior às outras combinações de alterações. , en=High speed catamaran ferries are used throughout the world in confined waters, such as rivers and ports. Wake from these and other small vessels have a variety of effects on the waterways, including deterioration of banks, damage to structures and other vessels, and danger to people close to the shore. An existing code has been used to predict the wake produced by different catamaran hulls in a channel. A CFD study determined the wave heights so that the pressure distribution used in the existing code could be calibrated to accurately predict the wave heights for each hull. Design of experiments methods were utilised to identify the main and interacting effects of the hull characteristics varied between the hulls. Comparison between the existing code and CFD results showed that slight differences between hull characteristics gave different wave heights and these differences could be accounted for by calibrating the pressure distribution. Design of experiments analysis highlighted that of the four factors (beam, demi hull beam, bow keel rake and bow entry angle) demi hull beam had the largest effect on the wave heights and for the values tested, the combination of beam and demi hull beam, i.e. hull spacing, did not have a higher interacting effect than other combinations.}
{pt=Catamaran, Funwave, Boussinesq, Esteira, en=Catamaran, Funwave, Boussinesq, Wake, Wash}

Dezembro 20, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Miguel dos Santos Sousa Rodrigues

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Prof Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

Carlos António Pancada Guedes Soares

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático