Cursos

O DECN é responsável pelo Mestrado em Protecção e Segurança Radiológica. Além disso oferece cursos de formação contínua/aperfeiçoamento e cursos de formação para a qualificação profissional.

Cursos de Mestrado

O Mestrado em Protecção e Segurança Radiológica iniciou-se no ano lectivo de 2016/17. O DECN participa também na reestruturação do Mestrado em Tecnologias Biomédicas. Oportunamente será divulgada mais informação sobre este último mestrado.

Participação noutros programas de Mestrado e Doutoramento

Diversos membros do DECN são ainda responsáveis por disciplinas em mestrados oferecidos por outros departamentos do IST (MEFT e MEGE) ou programas de doutoramento (DEFT).

Cursos de Formação Contínua e de Qualificação Profissional


Radiações Ionizantes e Tecnologias Nucleares – Fundamentos e Aplicações

Destinatários: 
  • Curso dirigido a Professores do ensino secundário;

  • Aberto a todos os interessados em obter informação de carácter geral sobre as aplicações pacíficas das radiações ionizantes e das tecnologias nucleares.

Objectivos: Suprir necessidades de reforço e aprofundamento dos conhecimentos sobre as Ciências e as Técnicas Nucleares e as Radiações Ionizantes e as suas aplicações, incluindo tópicos que alertem para as condições de utilização segura das radiações ionizantes, com o objectivo de permitir que o professor do Ensino Secundário faça uma abordagem mais confiante da leccionação. Transmitir metodologias de comunicação da informação, e fornecer meios e ferramentas (designadamente audiovisuais) capazes de contribuir para motivar o interesse dos alunos. Dar informação sobre múltiplas aplicações das CTN e das RI que demonstrem a importância da temática para a sociedade e ajudem a enquadrar adequadamente a matéria leccionada.


Preparação e Controlo de Qualidade de Radiofármacos

Objectivos: Adquirir ou actualizar conhecimentos na área da produção e controlo de qualidade de radiofármacos para aplicação em medicina nuclear. Em particular, os profissionais desta área deverão ficar melhor habilitados para implementar as metodologias requeridas para a preparação e controlo de qualidade dos novos radiofármacos que têm vindo a ser introduzidos na prática clínica ao longo dos últimos anos. Para mais informações é favor consultar a página respectiva.


Técnicas Nucleares para a Valorização do Património Cultural

Objectivos: O curso visa fornecer aos participantes conhecimentos técnicos e demonstrações práticas de técnicas nucleares avançadas para a análise de objectos/materiais/contextos do património cultural. Ao aprender e compreender os princípios básicos, o funcionamento das técnicas analíticas e as suas vantagens e limitações, a que se seguem demonstrações de aplicação, os participantes ficarão aptos para melhor identificar e seleccionar as técnicas mais apropriadas para a resolução de um determinado tipo de problema de natureza arqueológica/histórica. Será ainda ministrada formação nos processos de amostragem/ selecção de pontos de análise, na noção da representatividade das análises, bem como no significado dos resultados obtidos.
Para mais informações é favor consultar a página respectiva.

 

Informações detalhadas, de calendário e inscrições, podem ser obtidas junto do secretariado do DECN e por este email.