Investigação-Ensino-Divulgação

A I&D no DECN

Os Membros do DECN participam em projectos de Investigação e Engenharia no quadro de Unidades de Investigação Associadas: C2TN, IPFN e IBB. Diversos dos seus membros desenvolvem também actividade de desenvolvimento e de prestação de serviços à comunidade em Laboratórios de Desenvolvimento Tecnológico: LATR, LPSR e LEN.

Todas as unidades de investigação obtiveram a classificação de Excepcional ou Excelente na avaliação mais recente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Esta investigação é realizada muito frequentemente em redes que integram instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.

As actividades de formação no DECN

O DECN realiza com regularidades ações de formação para profissionais nas áreas da proteção radiológica, utilização industrial de equipamentos ou fontes radioactivas e gestão de resíduos radioactivos e ainda de acções de formação e qualificação de professores. Para mais informações consultar a pagina Cursos.

O DECN tem ainda em preparação a oferta de Mestrados nas suas áreas de competência.

Actividades de Extensão e Divulgação

Os membros do DECN, no quadro do CTN, estão empenhados em actividades de divulgação ao público mais jovem e à população em geral.

Visitas de Escolas Secundárias

O CTN, onde o DECN se localiza, recebe a visita de Escolas Secundárias. As visitas incluem uma apresentação sobre o CTN destinada aos alunos do Ensino Secundário, e visitas aos Laboratórios de Investigação onde os membros do DECN desenvolvem a sua actividade. A visita a estes laboratórios depende do calendário dos laboratórios de investigação.

Dia de Portas Abertas

Uma vez por ano o CTN abre as suas portas ao público em geral, organizando visitas às suas instalações.