Ver Post

Prémio Ibérico de Investigação da Arquitetura Tradicional atribuído a Alumna do DECivil

3 Dezembro 2020, 10:34 - Paula Cristina Martins Marques Santinho

É com grande satisfação que informamos que o Prémio Ibérico de Investigação da Arquitetura Tradicional (5ª edição: 2019–2020) foi atribuído à Doutora Mafalda Batista Pinheiro Pacheco com a dissertação de doutoramento "Fuzeta: um núcleo urbano piscatório singular", desenvolvida no âmbito do Programa Doutoral em Arquitetura do IST, sob a orientação científica do Prof. João Vieira Caldas (IST) e da Profª Renata Malcher de Araújo (Universidade do Algarve).

O júri referiu que o trabalho patrimonial sobre a vila piscatória da Fuzeta, destacou-se por um amplo e aprofundado estudo de grande autenticidade, sobre património tradicional, que se encontra em risco de desaparecer, apresentando uma base teórica sólida e uma grande originalidade na forma de resolução das problemáticas abordadas. De salientar ainda, a utilização do desenho enquanto ferramenta de consolidação do conceito de “tradição”.

O DECivil felicita a alumna e os seus orientadores científicos pela atribuição desta distinção.