Dissertação

{pt_PT=Bond model of steel reinforcement embedded in low binder concrete} {} EVALUATED

{pt=O presente trabalho apresenta uma nova lei de aderência para varões de aço e betão com baixa dosagem de ligante. A lei de aderência foi obtida por um processo de calibração empírico baseado nos resultados dos ensaios de arrancamento de Louro (2014), Freitas (2016) e Pereira (2019). Estes resultados são relativos a 31 séries de teste e um total de 138 ensaios realizados utilizando diferentes tipos de betão. Além disso, os espécimenes ensaiados nessas campanhas foram replicados através de modelos de elementos finitos recorrendo ao software ATENA. A modelação do comportamento local da aderência foi realizada através de uma abordagem fenomenológica que permitiu comparar resultados experimentais e numéricos utilizando a nova lei de aderência e as leis pré-existentes do fib Model Code 2010, Louro (2014), Freitas (2016) e Pereira (2019). Adicionalmente, foram modeladas duas vigas para estudar a influência da resistência da aderência sobre os comprimentos de ancoragem/emenda. As conclusões retiradas foram as seguintes: a calibração da nova lei incorporou a influência dos parâmetros área relativa das nervuras, compacidade, diâmetro dos varões e teor de agregados reciclados. Ademais, a calibração da lei melhorou a precisão da previsão da resistência da aderência comparativamente às leis anteriores. Os modelos de ensaios de arrancamento simularam com sucesso a aderência local. Os modelos de vigas revelaram uma relação linear entre o comprimento de ancoragem/emenda e a resistência da aderência. Finalmente, determinou-se que a consideração adequada da capacidade de aderência nas zonas de ancoragem pode contribuir para a sustentabilidade da indústria da construção. , en=The present work presents a new bond model of steel reinforcement embedded in low binder concrete. The bond model was obtained through an empirical calibration process based on the results of the pull-out test campaigns from Louro (2014), Freitas (2016) and Pereira (2019). These results comprise data from 31 test series of 138 pull-out tests conducted with various concrete types. Furthermore, the specimens from these campaigns were emulated through the finite element modelling of the pull-out tests through the ATENA software. The finite element modelling of the local bond behaviour was produced through a phenomenological approach which enabled the comparison between experimental results and numerical results using the new bond model and the pre-existing ones of fib Model Code 2010, Louro (2014), Freitas (2016) and Pereira (2019). Subsequently, two beams were modelled to study the influence of the bond strength over the anchorage/lap-splice length. The conclusions from this work were as follows: the calibration of a new bond model incorporated the influence of the bond-related parameters of bond index, bar diameter, packing density and recycled aggregate content. Moreover, it improved the bond strength prediction accuracy compared to previous models. The modelling performed for the pull-out test successfully simulated the local bond behaviour. The beam models revealed a linear relationship between the variation of bond strength and anchorage/lap-splice length. Lastly, the proper consideration of the bond strength capacity at anchorage zones can have an important effect on material savings and contribute to the construction industry's sustainability. }
{pt=Lei de aderência, ensaios de arrancamento, betão com baixa dosagem de ligante, análise de elementos finitos, comprimento de ancoragem, en=Bond model, pull-out test, low binder concrete, finite element analysis, anchorage length}

junho 20, 2022, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Miranda da Silva Louro

Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

Eduardo Nuno Brito Santos Júlio

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático