Dissertação

{pt_PT=Influência da Composição Musical Polifónica na Arquitetura Religiosa da Época Moderna e vice-versa} {} EVALUATED

{pt=A presente dissertação pretendeu aprofundar o estudo da relação entre a Arquitetura e a Música, mais concretamente da composição musical polifónica, das obras portuguesas da Época Moderna. Foi feita uma pesquisa prévia de casos italianos e alemães em que esta relação era já objeto de estudo. Posteriormente, e como principal objetivo, procedeu-se a uma abordagem semelhante em dois casos da Arquitetura Religiosa Portuguesa, nomeadamente a Basílica do Palácio Nacional de Mafra e a Igreja dos Clérigos, no Porto. Como tal, foi realizada uma pesquisa alargada e efetuadas entrevistas a músicos profissionais que atuam regularmente em ambas as igrejas, de formas a recolher testemunhos e tirar ilações. Este estudo permitiu perceber que a Basílica do Palácio Nacional de Mafra e a Igreja dos Clérigos são casos bastante contrastantes em termos acústicos: o primeiro, de maior dimensão, pressupõe um estilo composicional mais aberto e menos meticuloso, com maior tolerância de reverberação e difusão do som, que leva a que a perceção sonora seja totalmente diferente nos diferentes pontos da igreja; o segundo, de escala significativamente menor, por ter uma acústica mais seca permite composições mais virtuosas e com transições harmónicas mais rápidas, que são percetíveis de igual forma em qualquer ponto da igreja. Dada a escassez de publicações e projetos que abordem esta relação nestes dois casos, pretendeu-se perceber de que modo duas formas distintas de composição artística podem influenciar-se mutuamente com o propósito do enriquecimento de ambos e abrir portas a um estudo futuro de experimentação do espaço enquanto instrumento musical. , en=The present dissertation aimed to study the relationship between Architecture and Music, more specifically the polyphonic musical composition, of Portuguese buildings of the Modern Period. A previous research was carried out on Italian and German cases, in which this relationship was already an object of study. A similar approach was carried out in two cases of Portuguese Religious Architecture, namely the National Palace of Mafra’s Basilica and Clérigos Church, in Porto. Therefore, an extensive research was taken and interviews were carried out with professional musicians who regularly perform in both churches, in order to collect testimonies and draw conclusions. This study made it possible to perceive that National Palace of Mafra’s Basilica and Clérigos Church are quite contrasting cases in terms of acoustics: the first, which is larger, presupposes a more open and less meticulous compositional style, tolerating a high reverberation and sound diffusion, which means that the sound perception is not the same in the different church areas; the second, with a significantly smaller scale, as it has a drier acoustics, allows more virtuosic compositions with faster harmonic transitions, sounding equally at any point of the church. Given the scarcity of publications and projects that study this relationship in these two cases, it was intended to understand how two different forms of artistic composition can influence each other with the purpose of enriching both and opening doors to a future study of space experimentation as a musical instrument. }
{pt=Composição musical polifónica, Composição arquitetónica, Época Moderna, Basílica do Palácio Nacional de Mafra, Igreja dos Clérigos., en=Polyphonic musical composition, Architectural composition, Modern Period, National Palace of Mafra’s Basilica, Clérigos Church.}

novembro 30, 2022, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Rosa Vieira Caldas

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado Aposentado