Dissertação

{pt_PT=Setup of numerical groundwater flow and transport model to determine flow paths and travel times at the Berlin-Spandau MAR site} {} EVALUATED

{pt_PT=A recarga induzida de aquíferos (MAR) tem sido utilizada nos sistemas de abastecimento de água em muitos locais devido ao seu valor económico e ambiental. Este estudo investiga a preparação de um modelo numérico de escoamento e transporte de calor (utilizando do flopy, MODFLOW, MT3DMS e SEAWAT) na parcela experimental de Berlin Spandau para determinar as direções de fluxo e os tempos de residência entre as bacias de infiltração e os furos de bombagem. Nunca anteriormente um modelo numérico tinha sido desenvolvido para para analisar os tempos de residência nesta parcela experimental de MAR. Adicionalmente, os resultados de um estudo anterior (usando a temperatura como traçador do tempo de residência) demonstrou que os picos de temperatura observados no verão chegam primeiro ao furo de bombagem que os determinados no inverno. Para compreender esta diferença entre os tempos de residência no inverno e no verão foi incluído o parâmetro de viscosidade no modelo de transporte de calor. Os resultados do modelo mostram que a água mais quente infiltrada no verão tem tempos de residência mais curtos que a água fria infiltrada no inverno. Para além disso, os resultados mostram ainda que a água infiltrada a partir das duas bacias de infiltração tem velocidades de fluxo e tempos de residência diferentes. Assim, os resultados do modelo puderam ser comparados com os do estudo realizado anteriormente permitindo compreender melhor este sistema de MAR., en_GB=Managed aquifer recharge (MAR) has been applied in drinking water supply process for many places because of its economic and environmental values. This study investigates the numerical flow and heat transport model setup (by using flopy, MODFLOW, MT3DMS and SEAWAT) at the Berlin Spandau MAR site to determine the flow path and the travel time between the infiltration basins and the pumping wells. No numerical model has been set up to analyse the flow travel time in this MAR site before this study. Additionally, the results from previous study (using temperature as a tracer to determine the travel time) demonstrates the summer temperature peaks arrived earlier than the winter trough in the pumping well. To understand the difference between the travel time in winter and summer, the temperature dominated viscosity is included in the heat transport model. The model results show that the warm infiltrated water from summer had shorter travel time than the cold infiltrated water from winter. Moreover, the results illustrate that the infiltrated water from the two different infiltration basins have different flow velocities and travel times. Eventually, the model results can be compared with the previous study and provide an enhanced understanding of this MAR system. }
{pt_PT=MAR, direções fluxo subterrâneo, tempos de residência, transporte de calor, flopy, MODFLOW, MT3DMS, SEAWAT, en_GB=MAR, flow path, flow travel time, heat transport, flopy, MODFLOW, MT3DMS, SEAWAT}

Setembro 10, 2018, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

Luís Filipe Tavares Ribeiro

Secção de Minas e Georrecursos

Professor Associado