Dissertação

{pt_PT=Análise de sistemas guiados de transporte público em zona urbana} {} EVALUATED

{pt=Nos últimos anos tem-se vivido uma grande evolução no sector dos transportes públicos, tendo surgido alternativas inovadoras que consagram vantagens de vários sistemas de transporte convencionais. Dentro destas alternativas dá-se destaque aos sistemas de transporte que possuem um guiamento não convencional, podendo beneficiar o sector dos transportes públicos, visto que, para uma média baixa procura, podem ser economicamente mais viáveis que um sistema convencional de transporte ferroviário, mantendo um bom desempenho operacional. A presente dissertação pretende avaliar a potencialidade de implementar sistemas não convencionais de transporte público. Numa primeira etapa, recolheu-se informação sobre os sistemas de transporte convencionais e não convencionais. Em seguimento, utilizou-se um método de análise multicritério, mais concretamente o método ELECTRE, para analisar nove alternativas de sistemas de transporte convencionais e não convencionais, através de treze critérios avaliativos associados ao desempenho do sistema, aos custos associados e aos aspetos ambientais e urbanísticos, para um total de quatro cenários criados com diferentes valores de procura horária (entre 1000 e 4000 passageiros por hora e direção). Para os dados adotados no modelo, os resultados destacam o interesse de: implementar o sistema Irisbus para uma procura horária igual ou inferior a 3000 passageiros por direção e de implementar o sistema convencional de elétrico para uma procura horária igual ou superior a 4000 passageiros por direção. Adicionalmente, avaliou-se a viabilidade do sistema Autonomous Rail Rapid Transit (ART), um sistema não convencional de transporte que poderá ter um potencial interessante para uma procura horária igual ou superior a 4000 passageiros por direção., en=In recent years, there has been great progress in the public transportation sector with regards to innovative alternatives, providing great advantages to several traditional public transport systems. Within these alternatives, more focus has been placed on transport systems that have an unconventional guidance which may benefit the public transport sector, since, for low average demand, these alternatives may be more economically viable than the conventional rail transport system, maintaining a good operational performance. This master thesis intends to evaluate the potential of implementing unconventional public transport systems. In a first step, information about conventional and unconventional public transport systems were collected. Then, a multicriteria analysis method was used, more specifically the ELECTRE method, to analyse nine alternatives of conventional and unconventional transport systems through thirteen evaluation criteria associated with the system's performance, associated costs and environmental and urban aspects, for a total of four scenarios created with different hourly demand values (between 1000 and 4000 passengers per hour and direction). For the data adopted in the model, the results highlight the interest of: implementing the Irisbus system for an hourly search equal to or less than 3000 passengers per direction and to implement the conventional tram system for an hourly search equal to or greater than 4000 passengers per direction. Additionally, the feasibility of implementing Autonomous Rail Rapid Transit (ART), an unconventional transport system that could have great potential, was tested, that may have an interesting potential for an hourly demand equal to or greater than 4000 passengers per direction.}
{pt=Sistemas de transporte, Flexibilidade, Sistema guiado, Custos, Análise multicritério, ELECTRE, en=Public transport system, Flexibility, Guided systems, Costs, Multicriteria analysis, ELECTRE}

Julho 23, 2020, 11:0

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar