Dissertação

{pt_PT=Modelação do impacto das futuras operações de renovação na linha de Cascais. Caso de estudo do troço Alcântara - Algés} {} EVALUATED

{pt=A presente dissertação tem como objectivo a definição dos possíveis impactos das operações de renovação de via numa linha ferroviária suburbana, sendo esta intervenção realizada enquanto a linha se mantém em funcionamento, assim como avaliar o interesse da utilização de ferramentas computacionais de simulação como auxiliares no planeamento destas operações. Os processos de manutenção e renovação de linhas ferroviárias são necessários para controlar a qualidade dos seus elementos, garantir a segurança tanto dos passageiros como dos comboios e assegurar a continuidade do seu funcionamento e do serviço que prestam. No caso das linhas suburbanas de transporte de passageiros, com grande densidade de tráfego e elevado número de utilizadores, é especialmente importante planear as suas operações de manutenção e renovação, uma vez que os impactos no seu funcionamento podem provocar um elevado custo social devido a atrasos não previstos. Neste trabalho aborda-se o plano de renovação integral de via de uma linha suburbana de transporte de passageiros, tendo como caso de estudo a Linha de Cascais, que liga Cascais a Lisboa. Esta foi modelada na ferramenta de micro-simulação computacional Opentrack, criado para a simulação e avaliação da capacidade de linhas ferroviárias. Foram simulados 12 cenários com diferentes conjuntos de possíveis condicionantes à circulação dos comboios, sendo constante a imposição de um troço da via única temporária. Posteriormente são analisados os atrasos registados em cada cenário. Nessa análise são identificadas algumas possíveis medidas a implementar para minorar os impactos dos trabalhos de renovação de via no normal funcionamento da Linha de Cascais., en=The main objective of this work is to determine the possible impacts of the railway renewal operations of a suburban railway line, being these operations carried out while the railway remains in operation, as well as evaluate the interest of using simulation tools in the planning of these operations. Railway maintenance and renewal is necessary to control the quality of its elements, to guarantee the safety of both passengers and trains, and to ensure the continuity of the railway operation and the service it provides. It is especially important to plan the maintenance and renewal operations of suburban railways dedicated to passenger transport, with a high traffic density and a large number of users, since the impacts on its operation can cause a high social cost due to the unforeseen delays. This work analyses the plan for the complete renewal of a suburban railway dedicated passenger transport, taking as its case study the Cascais Line, which connects Cascais to Lisbon. This railway line is modeled on Opentrack, a computational micro-simulation tool created for simulation and evaluation of the capacity of railway lines. Ten scenarios are simulated on Opentrack, with different sets of possible constraints to the trains’ movements. In all of them is imposed a temporary single track railway section. The delays recorded in each scenario are analyzed. In this analysis are identified some possible measures to mitigate the impacts of railway renewal operations.}
{pt=ferrovia, micro-simulação, Opentrack, renovação integral de via, en=railway, Opentrack, micro-simulation, complete track renewal}

Julho 2, 2020, 14:30

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar