Dissertação

{pt_PT=A arquitectura das escolas técnicas em Portugal: transformações e evolução} {} EVALUATED

{pt=A presente dissertação pretende identificar e analisar as transformações e evoluções morfológicas e dimensionais de um conjunto de espaços em escolas destinadas ao ensino técnico, construídas em Portugal entre o início do século XX e o início da década de 1970. Inicialmente é realizada uma breve apresentação da evolução do ensino técnico em Portugal, contextualizando na legislação da época e a sua evolução ao longo do tempo. Salienta-se as iniciativas associadas à construção escolar e o desempenho da Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário criada em 1934. A identificação de diferentes períodos de concepção, com diferentes características entre eles, constitui a base para o reconhecimento dos distintos casos de estudo, que são analisados em relação à morfologia dos distintos espaços escolares e aos seus requisitos programáticos. A informação é sistematizada e apresentada em fichas síntese, por escola e para cada espaço escolhido. Cada ficha síntese inclui elementos gráficos tais como a planta e o corte do espaço e a planta geral com o espaço assinalado. Inclui-se a apresentação dos seguintes parâmetros de análise: dimensão, área e volume dos espaços; pé direito, condições de iluminação natural: orientação dos vãos e percentagem de vão; índices de ocupação: número de alunos total por sala e rácio m2/aluno. Por fim, apresentam-se as conclusões através de gráficos, esquemas ou quadros síntese com a análise da evolução do espaço ao longo do tempo, de modo a compreender as transformações morfológicas e dimensionais dos espaços lectivos das escolas técnicas em Portugal no século XX. , en=The aim of this investigation is to analyze and identify the morphological and dimensional transformations and evolutions of a set of spaces in technical schools built between the beginning of the 20th century and the 70s decade. Initially, a brief presentation of the evolution of technical education in Portugal is presented, contextualized in the legislation of the scoped time, stressing the importance of the initiatives of Junta das Construções para o Ensino Técnico (since 1934). The identification of different conception times, with distinctive characteristics between them, grounded the selection of the case studies. The information is synthesized and presented in summary sheets, by school and by space. Each summary sheet includes graphic elements, plans, sections of the space and the general plan, marked with each functional space. Includes the presentation of the following parameters: dimension, area, volume; height, light, exposure and percentage of the window frame by area of the wall; number of students per class and ratio m2/student. The conclusions grasp the analysis of the evolution of technical schools in Portugal in the 20th century based on the interpretation of graphics, schemes and summary tables and the morphological and dimensional transformations of the scooped school spaces are summarized. }
{pt=Arquitectura Escolar, Ensino Técnico, Normalização, Construção Escolar, Sala de Aula, en=School Building Architecture, Technical Education, Normalization, School Construction, Classroom}

Junho 27, 2019, 11:30

Orientação

ORIENTADOR

Maria Alexandra De Lacerda Nave Alegre

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Maria Alexandre Bacharel Oliveira Carreira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Colaborador Docente