Dissertação

{pt_PT=A metodologia de projecto de restauro em Itália: aproximação metodológica ao contexto nacional} {} EVALUATED

{pt=A investigação aqui presente sob a forma de ensaio académico, pretende determinar a existência, ou não, de uma doutrina portuguesa de restauro. Na aparente inexistência de um conteúdo teórico que fundamente a prática arquitectónica em contexto histórico, procura-se investigar, no âmbito da arquitectura contemporânea, um fio condutor que ligue a teoria à prática. A investigação desenvolvida situa-se assim entre três momentos: o primeiro momento, e a razão que impulsionou esta tese, a aprendizagem metodológica que surgiu através da Universidade de Ferrara. O segundo momento surge com a vontade de investigar, o que será, uma escola de restauro arquitectónico em Portugal. E o terceiro momento aplica essa vontade a três casos de estudo seleccionados. Partindo da metodologia de restauro em Itália, e com a vontade de investigar uma aproximação metodológica ao contexto nacional, a investigação apropria-se da estrutura lógica do método italiano e faz uma leitura desde a história do objecto até à arquitectura, criando três momentos analíticos de aproximação a uma intervenção contemporânea num panorama histórico: objecto – metodologia – arquitectura. O objecto e a metodologia avaliam as instâncias históricas, funcionais, estéticas e filosóficas do método de intervenção em confronto com o objecto, e a arquitectura é enquadrada abstractamente, assumindo o seu carácter autobiográfico, memorial, tipológico, e a saturação como medida entre uma filosofia contemplativa ou operativa. Esta aproximação metodológica é aplicada aos casos de estudo, e através deles procura desvendar uma filosofia de restauro nacional, apesar da indefinição teórica e metodológica das práticas patrimoniais em contexto académico., en=This investigation, presented as an academic essay, aims to determine the existence of a Portuguese school of restoration. In the apparent absence of a theoretical content that supports the architectural practice in historical context, this research seeks to investigate, in the scope of contemporary architecture, a common method that links theory to practice. The research is developed and divided into three moments: the first moment, and the reason that motivated this thesis, is the methodological learning obtained through the University of Ferrara. The second moment arises with the desire to investigate what would be a school of architectural restoration in Portugal. And the third moment applies this will to three selected case studies. Motivated by the supposed nonexistence of a restoration method in a national context, the investigation used the logic structure of the Italian method to design an analytic system aimed to understand the interventions thought the study of the historic object, the method applied, and the architecture, through its intervenient, the architect. The object and the methodology analyse the historical, functional, aesthetical and philosophical instances of the method in confront with the object, and the architecture is defined through its abstract character, assuming its autobiographical, memorial, typological instances, and the saturation as the measure between a contemplative or operative philosophy. This methodological approach is then applied to the case studies, and through them seeks to unveil a philosophy towards restoration in a national context, despite the theoretical and methodological lack of definition of the practices in academic context.}
{pt=património, restauro, Ferrara, análise metodológica, en=heritage, restoration, Ferrara, methodological analysis}

Novembro 30, 2018, 11:30

Orientação

ORIENTADOR

José Maria Da Cunha Rego Lobo de Carvalho

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar Convidado