Dissertação

{pt_PT=Influencia da oferta ferroviária na acessibilidade metropolitana e regional. Estudo de caso na região de Lisboa} {} EVALUATED

{pt=Atualmente, tanto em Portugal como no resto do mundo, observa-se cada vez uma maior deterioração dos sistemas de transportes, como resultado do aumento do número de congestionamentos e sua intensidade. Existindo a perfeita noção que a abolição do veículo individual das cidades não será o cenário ideal, além de pouco exequível, é necessário estabelecer um equilíbrio entre a utilização do modo privado e do transporte coletivo. No entanto, este objetivo pauta-se por alguma dificuldade, pois a quantificação dos benefícios provenientes de intervenções no sistema de transporte coletivo é de difícil consecução, e por isso com argumentos bastante falíveis. É com base nesse objetivo que a presente dissertação será desenvolvida, tentando “materializar” os benefícios provenientes do sistema de transportes da Área Metropolitana de Lisboa (AML) segundo a construção de um modelo assente num sistema de informação geográfica (SIG), do qual posteriormente serão estimados alguns indicadores de acessibilidade (número de viagens possíveis e tempo médio de viagem). Ainda dentro do próprio sistema de transportes, como resultado de uma ideia pré-concebida de que a infraestrutura ferroviária por vezes se encontra “a mais” no panorama urbano da AML, irão ser realizadas análises no sentido de se estabelecer efetivamente a importância da oferta ferroviária na acessibilidade metropolitana. Por último, serão apresentados os resultados estimados pelo modelo para a situação atual, assim como para cenários adicionais (estabelecidos de acordo com projetos discutidos na sociedade civil), quais as principais mudanças entre si e consequências na respetiva acessibilidade. , en=Presently, in Portugal as in the rest of the world, there is an increasing of transportation systems deterioration, as the result of the intensification of congestions and its severity. With the perception that the closure of cities to individual vehicles will not be the ideal solution, besides being unrealistic, it is necessary to accomplish the balance between the use of the private car and the public transport. However, this objective faces some difficulties, since the measure of benefits through public transport adjustments are difficult to achieve, and therefore without a strong argumentation base. The present dissertation will be developed with the objective of quantify the benefits of Lisbon Metropolitan Area (AML) transport system through some accessibility indicators (number of possible trips and average travel time), calculated according a geographic information system (GIS) model, build for this purpose. Still within the transport system theme, as the result of a pre-conceived idea that railways infrastructure only disrupts AML’s urban landscape, will be carried out some analyses to establish the importance of railway supply in metropolitan accessibility. Finally, will be present the results estimated by the model, for the current situation and additional scenarios (established according some project discussion in society), the main changes between them and consequences for the AML accessibility. }
{pt=Acessibilidade, Oferta Ferroviária, Sistema de Informação Geográfica, General Transit Feed Specification, Área Metropolitana de Lisboa, Sistema de Transportes., en=Accessibility, Railway supply, Geographic Information System, General Transit Feed Specification, Lisbon Metropolitan Area, Transport system.}

Novembro 30, 2018, 14:30

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Manuel da Fonseca Teixeira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

CERIS - Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability

Investigador Doutorado