Dissertação

{pt_PT=Análise de desempenho de uma interface na perspetiva da circulação pedonal com recurso à micro-simulação: o caso de estudo do Colégio Militar } {} EVALUATED

{pt=A existência de alternativas eficientes ao transporte individual torna-se indispensável num momento em que os congestionamentos são cada vez mais frequentes e as emissões de poluentes atmosféricos se tornam um problema cada vez mais presente. O transporte público é peça essencial do desenvolvimento sustentável das cidades, sendo a organização da rede fulcral de modo a permitir transbordos eficientes e confortáveis, em interfaces que proporcionem ao passageiro uma ideia de continuidade da viagem. Contudo, estes nós da rede estão associados frequentemente a altos fluxos de peões com constrangimentos à circulação pedonal que desencorajam a sua utilização. As metodologias de análise do desempenho de interfaces de transporte público assentam, geralmente, em valores agregados que redundam em resultados demasiadamente otimistas. O desenvolvimento das ferramentas de micro-simulação permite, contudo, antecipar diferentes formas de aferir o desempenho destas infraestruturas, sendo necessário estabelecer linhas orientadoras adequadas, à semelhança das que existem para as análises convencionais. Assim, procurou-se compilar um conjunto de “boas práticas” a partir dos métodos seguidos em diferentes estudos, construindo uma metodologia que possa ser replicada em interfaces já existentes ou em fase de projeto. Uma das principais alterações face às metodologias convencionais passa por considerar períodos de 30 segundos consecutivos na análise de desempenho, em detrimento do valor médio do período simulado. De forma a aplicar essa metodologia, construiu-se o modelo de micro-simulação da estação de Metropolitano do Colégio Militar/Luz (em Lisboa), fazendo o diagnóstico da situação atual e testando diferentes cenários alternativos de modo a aproveitar e comprovar as potencialidades destas ferramentas., en=Efficient alternatives to private transport are becoming truly necessary at a time when road traffic congestion increases and vehicle emissions are a constant problem. Public transport is, therefore, an essential part of the sustainable development of cities: network’s organization is a major factor, as long as it allows efficient and comfortable transfers in interchanges, providing to passengers a sense of continuity on their trips. However, these network nodes are often associated with high pedestrian flows with constraints on pedestrian movement, which discourages their use. The analysis methods for the performance of public transport interchanges are usually based on aggregate values, which may result in highly optimistic results. However, since the development of microsimulation tools allows different ways of measuring these infrastructures’ performance, it becomes necessary to establish appropriate guidelines, similar to those already in place for conventional analysis. With this in mind, and based on different studies regarding the use of microsimulation, a set of “best practices" were compiled, and a complete methodology suggested, so that it can applied to both existing interchanges and to the planning of future ones. One major change (compared with conventional methods) involves considering 30-second periods in the performance analysis, instead of considering the average value of the simulated period. In order to apply this methodology, a microsimulation model of the Colégio Militar/Luz subway station (in Lisbon) was developed, after which a diagnosis of the current situation was done and different alternative scenarios tested, to both take advantage and demonstrate the potential of these tools.}
{pt=Circulação pedonal, interfaces, nível de serviço, micro-simulação, en=Pedestrian circulation, public transport interchanges, level of service, microsimulation}

novembro 27, 2015, 17:0

Publicação

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Orientação

ORIENTADOR

João António De Abreu e Silva

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Prof Auxiliar Convidado