Dissertação

{pt_PT=Modelação de uma Rede de Transporte Aéreo com Obrigações de Serviço Público – Caso de Estudo dos Açores} {} EVALUATED

{pt=A presente dissertação desenvolvida e apresentada neste relatório insere-se no contexto de Planeamento e Operação de Transportes Aéreos, sendo o caso de estudo a rede de transporte aéreo do Arquipélago dos Açores e a sua ligação a Portugal Continental. O objectivo desta é criar uma metodologia que auxilie o decisor na determinação das imposições a colocar num possível cenário de Obrigações de Serviço Público em Transporte Aéreo, tendo em conta a necessidade de movimentação de passageiros, carga e correio, assim como a acessibilidade resultante da rede com tais imposições, garantindo um acesso equitativo a todos os habitantes da região servida. A metodologia a utilizar pretende tirar partido do trabalho já realizado por Pita et al. (2013) e adicionar à mesma outras características de forma a tratar o problema identificado. Assim, além da movimentação de passageiros, pretende-se também ter em conta a necessidade da rede de transporte aéreo responder às solicitações da procura de carga e correio. Outra preocupação a ter é a necessidade de garantir um nível de acessibilidade semelhante a todos os habitantes da região, não criando disparidades entre os mesmos, havendo assim necessidade de realizar uma avaliação de acessibilidade à rede resultante do modelo de optimização. Com a conclusão da dissertação espera-se poder dar um contributo para a optimização de redes de transporte aéreo de baixa procura onde é necessário mitigar o isolamento, como é o caso da rede de transporte aéreo de/para a Região Autónoma dos Açores, assim como da rede inter-ilhas., en=The dissertation carried out and presented in this report is in the context of Planning and Operation of Air Transport, in which the case study is the Air Transport Network that serves the Archipelago of the Azores and its connection to the Portuguese Mainland. The main objective is to build a methodology that allows decision makers to determine the standards in a possible scenario of PSO in Air Transport, taking into account the mobility needs of passengers, cargo and mail, as well as the accessibility that results from the network with such standards, in order to guarantee an equitable access to all the inhabitants in the region. The methodology will take advantage of the work already done by Pita et al. (2013) adding to it other characteristics in order to solve the identified problem. Therefore, besides handling passengers, it is intended to take into account the necessity of the air transport network to also serve cargo and mail. Other concern is the necessity to guarantee a similar accessibility level to all the inhabitants, eliminating disparities between them. With this dissertation, it is intended to contribute to the optimization of low demand air transport networks where there is the need to ease inaccessibility/remoteness, as in the case of the air transport network to the Azores and its inter-island network.}
{pt=Modelação, Transporte Aéreo, Obrigações de Serviço Público, Acessibilidade, en=Modelling, Air Transport, Public Service Obligations, Accessibility}

dezembro 5, 2014, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Luís Miguel Garrido Martinez

IST

Externo

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado